terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A edição digital: optimização das fotos digitais

Ainda que, hoje em dia, até as câmaras mais baratas oferecem já uma excelente qualidade, estas fotos podem todavia melhorar-se com a ajuda de um programa de foto edição. Explicar sequer de forma aproximada tudo o que se pode fazer em um destes "quartos escuros digitais" está fora do alcance do presente texto. Para mais informação, veja o texto do curso de fotografia digital da AGFAnet intitulado "O quarto escuro digital", onde encontrará toda uma série de descrições e exemplos práticos.
 
Não obstante, no próximo parágrafo tentaremos ao menos orientá-lo na direcção correcta, quer dizer, indicar-lhe-mos quais são os melhores programas de fotoedição em termos da sua relação qualidade/preço e inclusive alguns são gratuitos.

O curso de fotografia digital da AGFAnet também contém lições especiais sobre edição e optimização de imagens, como a "Guerra aos olhos vermelhos", que explica como retocar o irritante fenómeno dos olhos vermelhos que se produzem nas fotos com flash ou "A compressão adequada", uma introdução à técnica de compressão dos arquivos de imagens digitais para poupar espaço.
Software para câmaras digitais

Quase todas as câmaras digitais vem com um programa de fotoedição mais ou menos potente. Sem embargo, normalmente é oportuno contar com programas que incorporem prestações especiais ou funções avançadas. O curso de fotografía digital da AGFAnet indica-lhe onde consegui-los.
 
Adobe Photoshop é considerado o topo da fotoedição e é muito utilizado pelos profissionais da fotografia. Se não se importa de investir quase tanto neste megasoftware como numa boa câmara digital, será recompensado com o acesso a um mundo de possibilidades praticamente ilimitadas.

Photoshop Elements é uma versão inferior, mas não menos recomendável, que se inclui com diversas câmaras digitais.

PhotoSuite da Roxio oferece uma ampla gama de funções.

Igualmente recomendável, devido ao seu fácil manejo e à sua ampla gama de funções, é o PhotoImpact da Ulead.

PhotoLine é um programa shareware que segue em grande medida o modelo do Adobe Photoshop e que também dispõe de sofisticadas funções de fotoedição.

Mas ainda é possível trabalhar com meios mais económicos ou até grátis. Cada duas semanas, AGFAnet realiza sessões detalhadas de software de fotoedição que pode conseguir-se gratuitamente na Internet.

Outra fonte de informação importante é o Boletim AGFAnet, que oferece informação mensal sobre novos programas e actualizações no âmbito freeware e shareware, etc. E quando tenha experimentado programas gratuitos como Gimp ou Pixia, de imediato se aficcionará à fotografia e ao coleccionismo.
 
Os principais sítios de descarga são fontes de informação especialmente úteis. Ainda que não ofereçam recomendações ou dados de provas de prestações dos programas, suas grandes dimensões garantem o êxito. Por exemplo, em Download.com, o sector de Fotoedição da secção de Desenho e Multimédia contém centenas de programas, alguns dos quais tem funções muito interessantes.

Também se podem encontrar ligações de software para câmaras digitais no site Steve’s Digicam, que também oferece um bom Serviço de Noticias sobre o tema.

Sem comentários: