domingo, 21 de março de 2010

Tipos de câmaras I

Intermédias

O escalão seguinte em tamanho. A diferença das compactas é que o sensor deste tipo de câmaras é ligeiramente superior, o que supõe um aumento na nitidez e qualidade das fotos, assim como na possibilidade de obter ampliações maiores sem perder qualidade.

Tem mais funcionalidades que as compactas. As lentes são de melhor qualidade e costumam ter um zoom não intercambiável habitualmente com maior alcance que as compactas.
 
Algumas tem visor, também simbólico por não ser reflex (isto se explicará no tema do visor).

São câmaras ideais para viajar sem muita bagagem e que permitem fazer fotos de boa qualidade controlando o que se faz.

O uso que se dá ás câmaras intermédias é de aficionado.

Reflex ou DSLR

O tamanho do sensor é notavelmente maior que nas câmaras intermédias. Por isso a nitidez e qualidade das fotos é claramente superior.

Como principais vantagens a câmara DSLR permite o intercâmbio de objectivas, dispõe de um visor reflex que mostra com muita precisão o resultado definitivo das fotos, conta com mais funcionalidades que permitem ser muito mais criativo e controlar com mais precisão o processo de tirar uma foto.
 
Tem um sem fim de acessórios e permitem ampliações em papel de qualidade de um tamanho maior que nas intermédias e nas compactas.

Existe uma gama muito amplia de modelos DSLR, havendo muita diferença entre os modelos básicos e os modelos profissionais.

O uso que se dá ás câmaras DSLR pode ser de aficionado e de profissional, dependendo entre outras coisas da gama (que nem tudo é a câmara).

Sem comentários: