domingo, 4 de abril de 2010

Maruzen Walther P99

Especificações:

Material
ABS cano em metal
Capacidade
24 (6mm BB)
Comprimento
180mm
Peso
845g
PVP
145,00€ (Airsoft El Regimiento)
Curiosamente a P99 é de facto uma das pistolas mais cómodas e ergonómicas que existe.
A corrente réplica Maruzen P99 é uma réplica oficialmente autorizada da Carl Walther pre2004 P99, com marcas oficiais. Não posso dizer com certeza o que a extensão da licença chegue até si, possivelmente ela só tem lugar nos países orientais.
Você observará nas fotos, que a culatra é de uma cor ligeiramente mais azul, do que a própria armação. Isto não é uma anomalia da foto, e curiosamente o NBB P99 de Maruzen é também o mesmo. Não tenho a certeza por que ela tem este tom azulado. A verdadeira arma tem a culatra de aço carbono tratado de uma cor negra e não produz normalmente um tom azulado.
A forma do guarda-mato é muito única e desenhada para fornecer um puxar do gatilho mantendo a mesmo distância entre a ponta do gatilho e o fundo do guarda-mato.
O punho é altamente ergonómico e por isso muito cómodo de segurar, para permitir um segurar controlado tanto o punho como a frente do guarda-mato são gravados. As novas tiras traseiras são disponibilizadas pela Maruzen (uma mais pequena e uma maior) permitindo que a espessura do punho e o ajuste à sua mão.

Na frente da pistola há um carril para acessórios, mas você terá de usar produtos compatíveis Walther, ou adquirir-se um adaptador para ajustar equipamentos padrão de 20 mm.

Até onde os controles vão, o aspecto é bastante simples, há um botão de desarmar na culatra, um libertador da culatra, um libertador do carregador, um libertador de desarme e o próprio gatilho.
Funcionamento: Como tudo isto trabalha?

Libertador do carregador: os carregadores são de queda livre na Maruzen P99, assim se você realmente premir o libertador de carregador ele cairá desamparado... Contudo se dá valor aos seus carregadores é provavelmente uma boa ideia para não os deixar cair no chão.

O libertador do carregador encontra-se em ambos os lados da secção inferior do guarda-mato. Ao contrário da standard 1911/.45 clone é relativamente difícil de operar com o polegar. Se você tiver mãos pequenas não é um movimento especialmente natural. A desvantagem do estilo 1911 é que é relativamente fácil comprimir o lado da pistola e acidentalmente premir o libertador do carregador e assim libertar um carregador; isto é um problema de que a P99 não sofre.

Pessoalmente eu recomendo premir o libertador do carregador usando ambos o seu dedo do gatilho e o polegar premindo cada lado do libertador de ambos os lados do guarda-mato. Se você for um defensor do 'aponta e dispara' será o seu dedo do meio e o polegar.

Se você não desejar fazer girar a sua mão no punho para libertar o carregador (possivelmente recarregamento rápido) você achará que é mais fácil somente usar o seu índice ou o dedo meio sozinho, a menos que você tenha enormes polegares você não será capaz de alcançar o libertador de uma posição de tiro padrão.

O receptáculo do carregador é um pouco apertado, e o libertador activa-se na última fracção do movimento em que você enfia o carregador no seu receptáculo. Empurre-o firmemente e ouvirá o clique do libertador quando está seguro.
Premir o gatilho: Como qualquer pistola de acção dupla o premir o gatilho é áspero no premir inicial de DA, mas depois do primeiro tiro você está apenas libertando a agulha e não armando o sistema de disparo e tudo é muito mais suave.

Para disparar um tiro em DA o premir o gatilho é bastante longo, contudo premir em SA só precisa que você deixe o gatilho seguir aproximadamente metade da distância total antes de que você o prima para o seguinte tiro.

O mesmo pode ser dito para a própria culatra quanto à resistência, que lhe tem uma sensação 'regularmente arenosa' como você a puxa, mas os movimentos SA seguintes são muito mais suaves.

Um ponto útil a anotar é que exactamente como a arma verdadeira, se você desarmar a sua P99 (assim pondo-a no modo de DA) você pode rearmar o sistema para pô-la no modo de SA puxando a culatra com força 1 cm e largando-a. Isto é suficiente para o mecanismo do gatilho se armar, mas não suficiente para a unidade de retrocesso efectuar um ciclo e pegar uma nova BB.
Segurança: a P99 tem um martelo preso semelhante no estilo às pistolas Glock. Diferentemente das Glock's embora não haja só um indicador para mostrar se a pistola está armada, mas também um botão de desarmar. Na traseira da pistola você notará um buraco com uma barra dentro dele. Quando o fim vermelho da barra sobressai a pistola está armada, quando a barra está escondida a pistola está desarmada.

Se a pistola estiver no modo de SA e armada, simplesmente prima o botão no topo esquerdo da culatra. Jeitosamente é a distância perfeita para pressionar com o seu polegar. Se o botão não descer, não o force - às vezes com novas culatras 'pegajosas' a culatra não avança totalmente. Assim se o seu botão de desarme não se move somente a empurre a culatra para a frente nas costas e você então descobrirá que tudo trabalha perfeitamente.
Remover a culatra: Para retirar a culatra, tire o carregador, prima a alavanca de desarme, então empurre o botão acima do guarda-mata para baixo, a culatra agora simplesmente deslizará em frente da armação.
Qualidade de construção: A qualidade de construção no geral é muito boa. Quanto a componentes metálicas: as alavancas de controle são metálicas, como é o cano, algumas peças internas são metálicos e o carregador é todo em metal. A guia de recuo é um composto plástico (na arma verdadeira é um composto de polímero). A mira dianteira/traseira é também em plástico e novamente as miras na verdadeira P99 não são sempre baseadas em metal .

Perfomance: As especificações oficiais mostram os carregadores como tendo uma capacidade de 24 bb's. Isto é correto, você pode meter lá 24 bb's em, contudo o modelo aqui experimentou vários problemas graves no ciclo depois do primeiro tiro com 1 no cano e 23 no carregador. Literalmente no primeiro tiro usando 134a a culatra prendeu a meio caminho e começou a despejar toda a carga de gás simplesmente porque a pistola tinha parado a meio caminho pelo ciclo. Isto não é uma falha da pistola exactamente, mais uma combinação da pressão no mecanismo de carregamento do número de bb's no carregador e o seguidor de guia combinado com o retrocesso débil do gás 134a.

Com isto em mente eu recomendaria altamente carregar 23 no seu carregador pelo menos até que a Primavera seguinte tenha aquecido um bocado. Se você planear usar a P99 em uma escaramuça ou ambiente de treinamento lá não há nada pior do que o experimentar um encravamento ou bloqueio. Geralmente se você não detectar inicialmente, o efeito 'pssssssh' do gás e a nuvem de cumulonimbus induzida pelo 134a causada por um carregador libertando todo o seu conteúdo pode ser somente o precursor a um granizo de plástico doloroso em direcção à sua localidade.
Resultados de Chrono: Os gases usados foram, Abbey Predator 134a, Abbey Predator Ultra Gas, Toy Jack "New Power Green Gas" e CyberGun Blow Back Gas (Winter). Os carregadores foram esvaziados entre testes e enchidos do seguinte gás de teste, então permitiu aquecer-se à temperatura de sala. Durante o teste um tiro por segundo foi disparado pelo chrono em um ambiente de teste interno (~20DegC). Os resultados de FPS foram como se segue:



Abbey Predator 134a Abbey Predator Ultra Gas Top Jack "New Power Green Gas" CyberGun Blow Back Gas - winter gas
# tiros:
23 23 23 23
Min FPS:
195.80 290.06 268.86 259.64
Max FPS:
256.60 326.22 339.00 337.26
Média:
224.70 307.26 300.35 290.33
Alcance:
60.80 36.17 70.14 77.62
RMS:
17.56 9.28 24.50 20.56
#tiros por
carga:
40 45 45 60

2 comentários:

Ederson disse...

aew pessoal blz.
eu queria comprar uma pistola mas se tiveren para vender me add no msn
eder.vidi@hotmail.com

José Cardoso disse...

Em Portugal as réplicas de airsoft só podem ser vendidas, de acordo com a lei, por armeiros com pelo menos licença tipo C.
Só podem ser adquiridas por cidadãos maiores de 16 anos inscritos numa Associação Promotora de Desporto, reconhecida pelo Instituto Português do Desporto e pela Policia de Segurança Pública.