quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Modos da câmara

Uma vez mais os recordo da importância de ler o manual da vossa câmara. Praticamente tudo o que digo aqui está explicado e com mais detalhe nele. Ainda assim quero falar dos modos mais normais de uso da câmara DSLR para que tudo o explicado no tema anterior de exposição não seja pura teoria.

Todas as câmaras DSLR do mercado tem ao menos estes modos de uso:

  • Automático (na imagem o quadradinho verde e o P é quase automático)
  • Prioridade à abertura do diafragma (Av)
  • Prioridade ao tempo de exposição (Tv)
  • Manual (M)
  • Programas específicos automáticos (desportos, nocturnas, retrato, paisagem, macro, etc…)
É possível que a sua câmara tenha mais modos, mas estes são os básicos que mais vai utilizar. Vou falar concretamente dos quatro primeiros modos de disparo e não entrarei em detalhe nos programas específicos automáticos.

Tal como dizíamos no tema anterior, a exposição é o equilíbrio entre abertura de diafragma, tempo de exposição e sensibilidade do sensor. Deste modo, em função do tipo de fotografia que queremos fazer e dependendo do que queremos controlar nesse momento utilizaremos um programa ou outro. Ao fazer uma foto tens que perguntar-te que queres controlar dessa foto, e em função da resposta utilizarás um modo ou outro.

Modo automático

O mais cómodo é o modo automático. Este modo calcula automaticamente todos os ajustes que a câmara entende óptimos no momento de fazer a foto. Não deixa nenhum espaço à criatividade, ainda que seja um modo adequado quando não tens tempo de parar a pensar, quando te encontras preguiçoso e também quando acabas de estrear a tua câmara e estás lendo este curso para aprender.

Sem embargo eu vos animo a abandonar este modo o quanto antes possível já que está deixando na câmara toda a responsabilidade da foto e não sabes exactamente o que ela vai fazer. Se te dá preguiça ou medo saltar para modos semiautomáticos ao menos olha os números que aparecem no interior do visor (abertura de diafragma e tempo de exposição) e trata de valorizar se são bons para a foto que está fazendo.

Modo de prioridade à abertura do diafragma (semiautomático)

Neste modo o fotógrafo é quem decide que abertura de diafragma utilizar e habitualmente também decide que sensibilidade de sensor. Dependendo do modelo da sua câmara e da configuração desta também se pode calcular a sensibilidade adequada automaticamente. Então, com este modo elege a abertura e a câmara calcula o tempo de exposição adequado.

Este é o modo que eu utilizo em 80% das minhas fotos. Cada um deve habituar-se a uma forma de disparar e eu me habituei a esta. Geralmente escolho a abertura que quero. Ao premir levemente o botão de disparo a câmara indica-me qual é o tempo de exposição que ela considera correcto. Em função de se esse tempo me parece muito baixo ou muito alto abro ou fecho o diafragma. Volto a premir o botão de disparo e se tenho o tempo que quero então disparo.

Quando é recomendável utilizar este modo?

É recomendável utilizá-lo quando queres controlar a profundidade de campo, que é algo do que falaremos um par de temas mais à frente.
 
Nesta foto utilizei o modo de prioridade à abertura de diafragma porque queria controlar a profundidade de campo para borrar o fundo e dar-lhe mais protagonismo a Mario. Para isso ajustei a câmara a f2.8 e sensibilidade ISO 800 porque ao estar num interior não havia muita luz. A câmara calculou um tempo de exposição de 1/100 seg., o qual me pareceu bem tendo em conta que os meninos se movem muito.

Modo de prioridade ao tempo de exposição (semiautomático)

Neste modo o fotógrafo é quem escolhe o tempo de exposição a utilizar e a sensibilidade do sensor. Tal como antes, há câmaras que também calculam automaticamente a sensibilidade. A câmara será quem calcula a abertura de diafragma adequada.

Este modo é recomendável utilizar quando quer controlar o movimento. Por exemplo em fotografia de desporto, onde queremos assegurar-nos de congelar o movimento, utilizamos este programa para ajustar um tempo de exposição baixo. Igualmente, se queremos obter um efeito seda de un riacho utilizaremos um tempo de exposição alto.
 
Nesta foto utilizei o modo de tempo de exposição porque queria assegurar-me de congelar a bandeira. Ajustei um tempo de 1/250 seg. e sensibilidade ISO 100 para obter a máxima qualidade de imagem e la câmara calculou automaticamente a abertura de diafragma de f9.

Modo manual

Neste modo é o fotógrafo quem controla todos os parâmetros. Escolherá tanto a abertura do diafragma como o tempo de exposição como a sensibilidade. Pode-se utilizar este modo com o método de ensaio e erro, ou utilizando fotómetros externos ou bem copiando uma medição feita na mesma situação num modo automático e modificando-a depois.

Este modo é recomendável utilizar quando se quer controlar absolutamente tudo na exposição. É um método utilizado por exemplo em fotografia nocturna.

Compensar a exposição

Nos programas automáticos e semiautomáticos, a câmara faz cálculos sempre para obter o que ela entende que é uma imagem correctamente exposta. Mas se o resultado final não corresponde com o que o fotógrafo entende por correctamente exposta deve-se utilizar a compensação. Assim subexporará para fazê-la mais escura ou sobreexporará para fazê-la mais clara.
 
Lê o manual da tua câmara para saber como se utiliza.

Se depois de tirar uma foto vê que fica demasiado clara ou escura, repita-a de novo se a câmara mediu mal a luz. Se se repete o problema compense a exposição. Na foto de exemplo a toma ficou demasiado clara e o glaciar não oferecia detalhe. Compensando a exposição com ‐0,66 passos a foto ficou correctamente exposta e o glaciar já oferecia maior detalhe.
 
NOTA: Cuidado ao utilizar a compensação da exposição, porque a câmara ficará configurada tal como a deixou na última foto e se se esquece de regulá-la de novo a zero pode arruinar as demais fotos que faça. Sempre, como rotina, habitua-se a devolver a câmara aos parâmetros normais.

Bracketing

O bracketing é uma funcionalidade que permite tirar até 3 fotos seguidas, em que a câmara vai variando os parâmetros automaticamente para obter uma foto subexposta, outra exposta e outra sobreexposta segundo a medição da câmara.

Este método utiliza-se em condições difíceis e sobretudo variáveis de iluminação, onde não haverá possibilidades de repetir uma toma. Em condições normais não costuma utilizar-se, já que se podes repetir a toma corrigirás a falha depois de ver o resultado no ecrã. Ainda assim, deve ver no manual como se utiliza e fazer um par de provas.

Sem comentários: