quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Preencher espaços

Até agora temos visto como situar os elementos mais importantes utilizando a regra dos terços. Sem dúvida, em muitas ocasiões é tão importante preencher os espaços que ficam vazios para que a foto fique equilibrada  como situar os elementos importantes nos pontos fortes. Nem sempre é necessário, mas pode ajudar muito.

Nesta foto de exemplo vemos como o ponto importante é a bicicleta. De facto é a parte da foto que está focada, e além disso coincide com o terço direito. Sem dúvida a mesma bicicleta simplesmente num descampado teria ficado totalmente solitária. Esta foto equilibrou-se situando os tabuleiros de xadrez urbanos de forma que se preencham os buracos. Assim, o tabuleiro do fundo e o tabuleiro do primeiro plano ajudam a completar a imagem.
Há que ter cuidado ao preencher buracos de não sobrepor o “preenchimento” e o motivo principal de forma que se perturbem. Aqui depende da arte de cada um para fazê-lo. Nem sempre tem de se  preencher. Muitas vezes os espaços ajudam a dar “perspectiva” a uma imagem ou também a fazê-la minimalista. No exemplo seguinte deixamos muito espaço pela direita, que é onde a figura andava e não o preenchemos com nada. Pode-se gostar ou não, mas essa é a intenção que tínhamos nesse momento.

Sem comentários: