sexta-feira, 6 de junho de 2014

Controlos de Exposição – O Obturador e a Abertura

Não são apenas as câmaras
mais antigas que utilizam as
chamadas lâminas/placas de
abertura (waterhouse stops).
A Lensbaby, uma “objectiva
de foco selectivo para
câmaras reflex”, vem com
quatro lâminas de abertura
que pode inserir na objectiva.
Os controlos de exposição mais importantes numa câmara são a velocidade do obturador e a abertura do diafragma, porque ambos influem sobre a quantidade total de luz que atinge o sensor de imagem. No entanto, eles não se limitam a controlar a exposição. Como verá, eles podem também ser controlos criativos.

• O obturador abre no início de uma exposição e fecha quando ela termina. As definições da velocidade do obturador determinam o tempo que o obturador permanece aberto para expor o sensor de imagem.
 
• A abertura do diafragma é o orifício por onde a luz entra na câmara. O seu diâmetro pode ser alterado para controlar a quantidade de luz que chega até ao sensor de imagem.
 
Se deixar de parte as tecnologias modernas e der uma vista de olhos às câmaras mais antigas, vai encontrar os mesmos controlos em versões mais simples e, quem sabe, até mais fáceis de entender.

Nos primórdios da fotografia, inseria-se uma lâmina/placa (chamada waterhouse stop) numa ranhura da objectiva. A escolha de uma abertura correspondia á escolha de um número/ f actualmente. A tampa da objectiva era removida e colocada novamente para iniciar e terminar a exposição – esta era uma versão primitiva do obturador. Esta câmara clássica está rodeada por aberturas (waterhouse stops) e encostada a ela está a tampa da objectiva (obturador).
Uma menor quantidade de luz cria uma imagem mais escura (à esquema) e uma maior quantidade uma imagem mais clara (à direita).

Sem comentários: