quinta-feira, 10 de julho de 2014

Como recuperar dados de discos rígidos defeituosos


Para muitos, o pior pesadelo seria o disco rígido do computador de trabalho, com todos os arquivos importantes simplesmente parasse de funcionar, ou então que os dados fossem apagados por um vírus ou semelhante.

A melhor prevenção contra este tipo de acidente ainda é o bom e velho backup, mas, caso o estrago já tenha sido feito, ou melhor, os dados já tenham sido perdidos, e não exista nem sombra de um backup actualizado, confira neste tutorial algumas dicas para recuperar dados.

Tanto arquivos apagados ou discos rígidos formatados, quanto discos rígidos que simplesmente pararam de funcionar.

Os defeitos mais comuns
Como você viu, os discos rígidos actuais ainda baseiam-se em componentes mecânicos, que não são tão confiáveis quanto componentes electrónicos, um processador por exemplo.

Os problemas físicos mais comuns nos discos rígidos são em primeiro lugar, os sectores defeituosos, que surgem depois de quebras na energia eléctrica, ou mesmo pelo envelhecimento do equipamento. Os sectores defeituosos não podem ser corrigidos, mas podem ser marcados, para que o restante do disco rígido possa continuar sendo usado.

Outro defeito comum, desta vez mais grave, é quando o motor de rotação do disco rígido simplesmente pára de funcionar, neste caso os discos não giram, o disco rígido não é mais reconhecido no Setup, simplesmente "morre".

Outra possibilidade são os erros de posicionamento nas cabeças de leitura. Isto acontece quando por qualquer motivo, a controladora não consegue detectar a posição das cabeças de leitura sobre os discos magnéticos. Este defeito é comum em discos rígidos antigos, onde os sinais magnéticos que permitem a identificação já estão mais fracos. Neste defeito, o disco rígido gira, mas você ouvirá alguns clicks, e ele não será reconhecido no Setup.

Apesar de ser mais raro, a culpada também pode ser a placa controladora do disco rígido. Neste caso a gama de problemas é grande. Pode ser que o disco rígido simplesmente "morra", que os discos girem, mas o disco rígido não seja reconhecido no Setup, nem funcione de forma alguma, etc. Pegue uma lupa e examine a placa lógica em busca de capacitores ou chips queimados, contactos rompidos, que possam ser responsáveis pelos defeitos.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto


Sem comentários: