terça-feira, 30 de junho de 2015

Lymnochryptes minimus, Narceja-galega


Taxonomia
Aves, Charadriiformes, Scolopacidae.

Tipo de ocorrência
Invernante.
 
Classificação
INFORMAÇÃO INSUFICIENTE - DD
Fundamentação: Não há informação adequada para avaliar o risco de extinção. Com efeito, não são conhecidos parâmetros básicos referentes a esta espécie, como o tamanho da população e tendências de declínio e distribuição.

Distribuição
Nidifica nas áreas subárticas, boreais e sub-boreais desde o Nordeste da Escandinávia até à Sibéria Oriental. Populações isoladas nidificam no Sul da Suécia, Bielorússia e estados bálticos. Inverna desde as ilhas Britânicas, Europa Ocidental e Mediterrâneo até à África Central, Médio Oriente, Azerbaijão, Afeganistão e Índia até ao Sul da China e Vietname (del Hoyo et al. 1996).

Em Portugal Continental distribui-se principalmente em várias zonas do Centro e Sul onde é observado com regularidade. No entanto, existem alguns registos no litoral Norte de Portugal (Farinha & Costa 1999).

População
Várias observações da espécie têm sido registadas durante o Inverno e os períodos de migração. No entanto, devido ao seu comportamento discreto, só evidenciando a presença quando o factor de perturbação se encontra muito próximo, é difícil a sua observação e não existem estimativas fiáveis do tamanho da população. No entanto, a sua abundância poderá ser mais elevada do que o número reduzido de observações indicam (Pereira & Campos 2000).

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Em Declínio, embora ainda provisoriamente, apresentando um declínio recente moderado (BirdLife International 2004). Em Espanha, foi classificada como tendo Informação Insuficiente (DD) (Madroño et al. 2004).

Habitat
Utiliza zonas húmidas costeiras e interiores, preferindo as áreas com vegetação e zonas de sedimento vasoso (e.g. arrozais, terrenos alagados e pauis).

Factores de Ameaça
População ameaçada principalmente por factores intrínsecos, nomeadamente a sua densidade baixa. A caça e destruição de zonas húmidas (e.g. drenagem) são também factores de ameaça importantes.

Medidas de Conservação
É principalmente necessário uma monitorização da população mais eficaz, de modo a obter estimativas mais fiáveis da sua abundância e distribuição. Importa também conhecer, de um modo sistemático, os efectivos abatidos no decurso da actividade cinegética.

in Livro Vermelho dos Vertebrados
 

Sem comentários: