sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Introdução às Objectivas

As câmaras de apontar‑e-disparar
normalmente têm uma objectiva com
zoom de 3x, mas podem ter uma gama
muito maior. Esta câmara da Canon está
equipada com um zoom de 12x.
A maioria das câmaras digitais têm uma objectiva zoom fixa que não pode ser removida ou trocada. Uma das grandes vantagens disso é o facto de a câmara estar fechada, o que impede a entrada de poeiras para o sensor da imagem. As câmaras reflex digitais têm objectivas intermutáveis, por isso pode mudá-las consoantes as circunstâncias, mas a câmara fica exposta às poeiras. Muitas objectivas apresentam informações que podem ser úteis para as suas fotografias. Tenha -as em consideração quando escolhe uma objectiva e dispense algum tempo para a leitura de informações que venham com qualquer modelo que compre.


As câmaras reflex dos principais
fabricantes permitem-lhe escolher
ma vasta gama de objectivas. Esta
é a gama disponibilizada pela Canon.
A informação em torno da objectiva pode incluir:
 
A distância focal da objective ou a gama do zoom em mm. A gama do zoom da objectiva é muitas vezes apresentada como um multiplicador. Por exemplo, 6.0-72.0 mm corresponde a 12x (72 dividido por 6).
 
A abertura máxima determina o quanto a objectiva abre. Isso está indicado nas objectivas como um rácio, por exemplo
As objectivas com aberturas
máximas grandes permitem
usar velocidades de obturação
rápidas e designam-se por
objectivas rápidas ou luminosas.
1:2.8-3.7. Na maioria das objectivas zoom são dados dois valores máximos, porque a abertura muda consoante utiliza a maior ou menos definição do zoom. No entanto, algumas objectivas não alteram a abertura ao longo da gama total do zoom. Isso permite-lhe definir a exposição e utilizar qualquer gama focal do zoom sem alterar a abertura ou a velocidade do obturador. Uma abertura máxima grande é melhor, porque permite utilizar uma profundidade de campo mais curta, uma velocidade de obturação mais rápida para congelar a acção, e aumentar a gama do flash. Uma objectiva com uma abertura máxima de f/1.4 é três incrementos (stops) mais rápida que uma objectiva com uma abertura máxima de f/5.6. Isso significa que em vez de utilizar uma velocidade do obturador de 1/15 seg. pode utilizar 1/125 seg. Os inconvenientes das objectivas com uma abertura máxima grande são: o preço, o tamanho e o peso. A abertura máxima de uma objectiva é determinada através da divisão do diâmetro real do diafragma aberto pela distância focal da objectiva. Esta é a razão pela qual a abertura da maior parte (mas não todas) das objectivas zoom muda à medida que percorre a gama do zoom e altera a distância focal.
 
O tamanho dos filtros ou de outros acessórios que possam ser encaixados na parte frontal da objectiva. O diâmetro é muitas vezes apresentado com o símbolo φ, como φ85 mm.

Sem comentários: