sexta-feira, 7 de abril de 2017

A Perspectiva numa Fotografia

Numa fotografia o espaço pode parecer comprimido e os objectos mais próximo do que seria normal, mas também é possível fazer com que na mesma cena o espaço dê a sensação de expandir-se e os assuntos pareçam estar mais afastados que o que realmente estão. Estas aparentes distorções da perspectiva – a sensação de profundidade numa fotografia – são muitas vezes atribuídas à distância focal da objectiva utilizada, mas, na verdade, são causadas pela distância do fotógrafo ao assunto.


Tal como a imagem demonstra, alterar a distância entre a câmara e o assunto modifica também a perspectiva. À medida que a câmara se aproxima do assunto do primeiro plano (em baixo), esse parece maior em relação ao fundo. Isso altera a relação de tamanhos entre os motivos do primeiro plano e do fundo, provocando diferenças na perspectiva.

Quando se aproxima e escolhe uma distância focal com um ângulo mais abrangente o tamanho do assunto mantém-se, o ângulo de visão abre-se e o fundo diminui em termos de proporção.



Sem comentários: