sexta-feira, 5 de maio de 2017

Acessórios para Objectivas

Muitas objectivas têm uma rosca na parte frontal que permite encaixar filtros e outros acessórios. O problema de alguns acessórios é que eles alteram permanentemente a imagem que capta. Se utilizar um programa de edição fotográfica para obter o mesmo efeito, pode ter sempre a versão original da imagem e aplicar todos os efeitos desejados durante a pós produção. Estes são alguns dos acessórios que pode encaixar:

• As objectivas intermutáveis estão disponíveis para todas as câmaras reflex digitais e telemétricas.

• Os conversores para objectivas permitem aumentar a gama do zoom de câmaras com objectiva zoom fixa (que não pode ser removida). Estes conversores encaixam no zoom da objectiva. O problema destas lentes é que são desenhadas para câmaras específicas. Podem ser bastante caros e se comprar uma câmara nova, ou mesmo uma versão mais recente do mesmo modelo, os conversores podem não funcionar com a nova objectiva.

• Os colares de tripé (lens collars) rodeiam a objectiva e têm um apoio de tripé. Isso permite-lhe montar a objectiva, em vez do corpo da câmara, num tripé, de forma a que a combinação corpo/objectiva fique equilibrada. Quando coloca a objectiva no tripé pode desapertar o colar para rodar a câmara para a posição vertical ou horizontal, enquanto a mantém centrada. Isto elimina a necessidade de tombar a câmara para captar fotos na vertical.

• O pára-sol protege o elemento frontal da objectiva de pancadas e evita que a luz dispersa atinja a objectiva, para não provocar brilhos indesejados ou efeitos fantasma nas imagens.

• As tampas protegem a parte frontal e traseira da objectiva quando não está a utilizá-la. Uma tampa para o corpo protege a câmara quando não tem nenhuma objectiva encaixada. Nas câmaras de anpontar-e-disparar a objectiva por vezes está protegida por uma tampa deslizantes quando não está a utilizá-la.

• Os filtros de protecção mantêm a parte frontal da objectiva livre de riscos e sujidade.

• Os filtros polarizadores circulares eliminam os reflexos de vidros, água e outras superfícies reflectivas, escurecem céus azuis e melhoram a saturação das cores. Se optar por um filtro polarizador linear não pode utilizar o foco automático. Uma vez que estes filtros bloqueiam uma parte da luz, as exposições aumentam em cerca de 2 ou 3 incrementos (stops) – trata-se do factor do filtro.

• Os filtros Skylight reduzem as dominantes azuis que normalmente aparecem quando fotografa assuntos à sombra ou em dias luminosos.

• Os filtros UV absorvem a luz ultravioleta e reduzem o efeito do nevoeiro quando fotografa paisagens ou planos aéreos.

• Os filtros de densidade neutra (ND) diminuem a quantidade de luz que entra na câmara para que possa utilizar velocidade de obturação longas, ou aberturas maiores, em condições de luz intensa. Isso ajuda-o a obter fundos mais suaves em retratos e a capturar melhor quedas de água. Algumas câmaras têm uma função que permite obter o mesmo efeito digitalmente, sem recorrer ao filtro.

• Os filtros de focagem suave suavizam o foco para tornar os retratos mais lisonjeiros e para esbater paisagens ao estilo romântico.

• As lentes para close-up ampliam o assunto sem afectar as definições de abertura.

• Os filtros de conversão de cores permitem-lhe controlar com precisão a forma como captura as cores. Tornam-se desnecessários em câmaras que permitem um controlo rigoroso do balanço de brancos.



Sem comentários: