A maior vantagem de fotografar com uma câmara digital, é a possibilidade de visualizar imediatamente a imagem captada, e realizar ajustes enquanto fotografa. Quando a fotografia parece perfeita no monitor, é necessário transferi-la para o computador para a ver ampliada e analisá-la corretamente. No entanto, quando fotografa uma série de objetos, como por exemplo, para inserir num catálogo, é necessário desenvolver um sistema que torne o processo mais rápido e consistente. A sua câmara tem geralmente uma saída de vídeo que permite a sua ligação a um televisor. Desta forma, cada imagem que captar no estúdio, é instantaneamente mostrada. O ecrã do televisor, além de ser muito maior que o da câmara, é ajustável. (Alguns ecrãs de câmaras também são ajustáveis. A maioria permite o ajuste do brilho, e alguns permitem ajustar o matiz e a saturação.) Outra das vantagens da visualização das fotografias no televisor, é que a sua densidade não é alterada com o ângulo de visão, o que acontece com a maioria dos monitores das câmaras. Este sistema também pode ser utilizado para fazer retratos e permitir que os modelos os revejam à medida que cada fotografia é tirada. Isto faz com que as sessões fotográficas se tornam mais interativas.
Cartão cinzento |
Existem também alguns procedimentos que lhe permitem verificar se os valores de exposição e balanço de brancos que está a utilizar são os melhores. Apesar poder visualizar os resultados das fotografias no monitor e fazer ajustes enquanto fotografa, existem maneiras de tornar o processo mais eficiente e preciso. Estes procedimentos envolvem fotografar cartões estandardizados que contêm escalas de cinzas e amostras de cor.
O histograma da fotografia do cartão cinzento deve mostrar um pico de informação exatamente no meio do eixo horizontal do histograma |
Fotografar um cartão cinzento ajuda-o a determinar com precisão o cinzento médio, colocando-o exatamente no meio do eixo horizontal do histograma. Quando fotografa o cartão cinzento sob a mesma iluminação que vai ser utilizada para fotografar o objeto, o histograma da imagem deveria mostrar um pico de informação exatamente no meio do eixo horizontal. Se este pico estiver na parte esquerda do histograma, quer dizer que a imagem está demasiado escura, e portanto, deverá usar a compensação da exposição para movê-lo para a direita, e vice-versa.
Se nem todas as suas fontes de luz têm a mesma temperatura de cor, é possível ajustar o balanço de brancos para uma situação, mas não para todas as combinações possíveis. Nesta imagem, o rapaz é iluminado por luzes vermelhas, verdes e azuis. Quando uma delas é bloqueada, é formada uma sombra, que é o resultado da mistura das outras duas. Este é o efeito obtido nas áreas iluminadas por fontes diferentes daquelas para as quais estabeleceu o balanço de brancos |
Mapa de cores Macbeth |
O Guia de Separação de Cor (em cima) e a Escala de Cinzas (em baixo), ambos da Kodak são disponibilizados em dois tamanhos: 35 e 20 cm |
A saída de vídeo da câmara pode ser utilizada para ligar um televisor durante as suas sessões fotográficas. Isto permite a visualização imediata da imagem, em grandes dimensões. (A folha usada no projetor previne que a luz ilumine o plano de fundo) |
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