sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Colocar tudo junto – Exposição e balanço de brancos

A maior vantagem de fotografar com uma câmara digital, é a possibilidade de visualizar imediatamente a imagem captada, e realizar ajustes enquanto fotografa. Quando a fotografia parece perfeita no monitor, é necessário transferi-la para o computador para a ver ampliada e analisá-la corretamente. No entanto, quando fotografa uma série de objetos, como por exemplo, para inserir num catálogo, é necessário desenvolver um sistema que torne o processo mais rápido e consistente. A sua câmara tem geralmente uma saída de vídeo que permite a sua ligação a um televisor. Desta forma, cada imagem que captar no estúdio, é instantaneamente mostrada. O ecrã do televisor, além de ser muito maior que o da câmara, é ajustável. (Alguns ecrãs de câmaras também são ajustáveis. A maioria permite o ajuste do brilho, e alguns permitem ajustar o matiz e a saturação.) Outra das vantagens da visualização das fotografias no televisor, é que a sua densidade não é alterada com o ângulo de visão, o que acontece com a maioria dos monitores das câmaras. Este sistema também pode ser utilizado para fazer retratos e permitir que os modelos os revejam à medida que cada fotografia é tirada. Isto faz com que as sessões fotográficas se tornam mais interativas.

Cartão cinzento

Existem também alguns procedimentos que lhe permitem verificar se os valores de exposição e balanço de brancos que está a utilizar são os melhores. Apesar poder visualizar os resultados das fotografias no monitor e fazer ajustes enquanto fotografa, existem maneiras de tornar o processo mais eficiente e preciso. Estes procedimentos envolvem fotografar cartões estandardizados que contêm escalas de cinzas e amostras de cor.

O histograma da fotografia
do cartão cinzento deve
mostrar um pico de
informação exatamente
no meio do eixo horizontal
do histograma

Fotografar um cartão cinzento ajuda-o a determinar com precisão o cinzento médio, colocando-o exatamente no meio do eixo horizontal do histograma. Quando fotografa o cartão cinzento sob a mesma iluminação que vai ser utilizada para fotografar o objeto, o histograma da imagem deveria mostrar um pico de informação exatamente no meio do eixo horizontal. Se este pico estiver na parte esquerda do histograma, quer dizer que a imagem está demasiado escura, e portanto, deverá usar a compensação da exposição para movê-lo para a direita, e vice-versa.

Se nem todas as suas fontes de luz têm a mesma temperatura de cor, é possível ajustar o balanço de brancos para uma situação, mas não para todas as combinações possíveis. Nesta imagem, o rapaz é iluminado por luzes vermelhas, verdes e azuis. Quando uma delas é bloqueada, é formada uma sombra, que é o resultado da mistura das outras duas. Este é o efeito obtido nas áreas iluminadas por fontes diferentes daquelas para as quais estabeleceu o balanço de brancos

Mapa de cores Macbeth
A partir do momento em que determinou o cinzento médio, pode verificar a gama tonal e o balanço de brancos da câmara ou do televisor, para se certificar que as cores mostradas são as melhores possível. Para o fazer, pode usar o mesmo valor de exposição para fotografar os Guias de Separação de Cor da Kodak, e as escalas de cinzas, disponibilizadas pela Calumet e pela B&H Photo. Deve começar por fotografar estes cartões com a mesma luz que vai utilizar para fotografar o objeto. Também pode colocá-los ao longo das margens das suas fotografias, para poder utilizá-los mais tarde para assegurar uma reprodução exata das suas cores.
 
A Escala de Cinzas da Kodak é utilizada para verificar se está a capturar todos os valores tonais possíveis. A escala tem 20 passos, em incrementos de uma décima da densidade, entre o branco 0.0, e o 1.90, um tom muito próximo do preto. Quando fotografa esta escala, deverá ser capaz de ajustar os controlos de brilho e contraste do monitor ou do televisor, até conseguir visualizar os 20 tons. Se a imagem mostrar vários dos tons mais claros, todos brancos, quer dizer que a imagem está sobe-exposta. Se o mesmo acontecer nos tons mais escuros, a imagem está sub-exposta.
 
O Guia de Separação de Cor
(em cima) e a Escala de
Cinzas (em baixo), ambos
da Kodak são disponibilizados
em dois tamanhos:
35 e 20 cm
O Guia de Separação de Cor da Kodak oferece-lhe um termo de comparação entre a cor do objeto e cores impressas conhecidas. É possível usá-lo como um guia para ajustar o balanço de brancos, o matiz e a saturação da sua câmara. Se enviar uma fotografia para uma gráfica, para ser incluída num catálogo, o guia ajuda a criar as transparências necessárias para a impressão. O cartão contém 9 parcelas, com dois valores de saturação para cada uma. Quando fotografa estas parcelas de cor, o seu objetiva é que as cores mostradas no ecrã se pareçam o mais possível com as originais.
 
A saída de vídeo da câmara pode ser utilizada para ligar um televisor durante as suas sessões fotográficas. Isto permite a visualização imediata da imagem, em grandes dimensões. (A folha usada no projetor previne que a luz ilumine o plano de fundo)


Sem comentários: