sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Pesquisar no Google

O Google é um dos motores de busca mais populares de toda a Internet e merece essa popularidade. É um dos poucos motores que permaneceram como tal, sem se transformar num portal sobrecarregado de informações. A sua página da Web é uma das mais sóbrias que se encontram na rede.

É muito fácil de utilizar. Mais importante ainda: os resultados da pesquisa são muito precisos, o que torna ainda mais fácil a orientação na rede, através do recurso a poucas funções acessórias, mas bem escolhidas.
Ligue-se ao endereço www.google.pt e insira uma ou mais palavras relacionadas com a sua pesquisa no espaço apropriado.

Em seguida, clique em Pesquisa Google.

Examinar os resultados

O Google apresenta os resultados por ordem de relevância, relativamente aos parâmetros de pesquisa que estabeleceu.
O primeiro sítio apresentado é aquele que, segundo as definições do software, mais se aproxima do objectivo da pesquisa. A breve descrição do sítio, que surge por baixo do nome, ajuda o utilizador a decidir se aquela página lhe interessa ou se é melhor passar ao próximo resultado.

A primeira linha indica quantos resultados foram encontrados para a palavra ou expressão que procurou e o tempo que demorou a pesquisa. As linhas dos resultados da pesquisa indicam vários elementos:

● o nome da página ou do sítio;
● uma breve descrição da página ou do sítio. Os termos pesquisados são evidenciados a negrito e consegue-se perceber em que contexto são utilizados;
● o endereço da página ou do sítio em questão.
No fundo da página, é possível aceder ao grupo de 10 resultados seguintes.
Após ter escolhido o resultado que lhe pareça mais satisfatório, basta clicar sobre o nome para abrir a página em questão.

Se, uma vez aberto, descobrir que não é o que lhe interessa ou, de qualquer forma, desejar visualizar os outros sítios encontrados, basta clicar no botão Retroceder na Barra de ferramentas para retornar à apresentação dos resultados, sem ter de fazer uma nova pesquisa.

Se não encontra a palavra que pesquisou na página, prima a tecla Control e a letra L ao mesmo tempo, para activar a função Localizar: insira a palavra que pretende encontrar e ela surgirá destacada na página.

Sem comentários: