domingo, 18 de outubro de 2009

Aves XXII


Alvéola-branca Motacilla alba 18 cm 

Corre no chão com grande velocidade, para capturar os insectos e outros pequenos animais de que se alimenta. É muito comum nos meses de Outono e Inverno, surgindo nos prados e campos lavrados, em estuários, nas estradas e também nas cidades. Ao andar, abana repetidamente a cauda, para cima e para baixo. 
Alvéola-cinzenta Motacilla cinerea 18 cm 

Costuma encontrar-se próximo de água, no litoral marítimo e nas margens de lagoas e ribeiras. Tem uma cauda muito comprida, que abana repetidamente para cima e para baixo. Corre com rapidez no solo, por vezes aos solavancos. O voo é ondulado. 
Toutinegra-de-cabeça-preta Sylvia melanocephala 13,5 cm 

Encontra-se nos matos secos, nas sebes e nos arbustos. Tanto o macho como a fêmea têm um anel vermelho em volta do olho, que também é de cor avermelhada. Emite com frequência uma série rápida de 'tch-tch-tch´muito característicos. 
Toutinegra Sylvia atricapilla 14 cm 

Frequenta os bosques de folha caduca, os silvados e as sebes nos jardins. Canta maravilhosamente, escondida no meio da vegetação; o canto pode incluir frases copiadas de outras espécies. Constrói um ninho de consistência frágil.

Sem comentários: