sábado, 13 de fevereiro de 2010

Fotografia digital

Os elementos mais básicos da fotografia são a câmara, o sujeito ou objecto que se vai fotografar, a luz existente e como não, o fotógrafo.

Resumindo podemos dizer que a fotografia consiste em que um fotógrafo capte uma cena que tem uma luz determinada utilizando uma câmara.
Ainda que possa parecer muito óbvio, conhecer os elementos da fotografia é muito importante, porque assim conhecemos que elementos podem influir no resultado final de uma foto.

Vamos ver os conceitos mais simples que nos ajudaram a utilizar estes elementos. Saberemos o que terá que fazer o fotógrafo para controlar a câmara, a luz e porque não, também o sujeito (sempre que lhe seja possível claro). Se um destes elementos falha ou não existe não haverá fotografia.
O que é uma câmara fotográfica

Pode-se dizer que uma câmara fotográfica é uma caixa escura que deixa passar a luz o tempo necessário para que a imagem focada através da objectiva seja registada por um sensor digital ou uma película.

Mais ou menos complexas, todas as câmaras contam com os seguintes elementos mínimos. Cada um deles tem uma missão:
  • O sujeito ou a cena é enquadrada e focada utilizando uma objectiva num extremo, que dirige os raios da luz até um sensor digital no outro extremo.
  • O sensor digital capta a imagem.
  • Na objectiva, uma abertura variável, o diafragma, limita o tamanho do raio de luz que penetra (abertura do diafragma).
  • Entre a objectiva e o sensor existe também um obturador, que controla o tempo que o sensor está exposto à luz (tempo de exposição).
  • Para compor a cena observa-se através de um visor ou através de um ecrã incorporado na câmara digital.
  • Para eleger o momento da exposição possui um botão disparador.
  • A imagem recolhida pelo sensor é processada por um chip e armazena-se num suporte de armazenamento digital (cartão de memória).
  • Uma bateria alimenta os circuitos electrónicos durante todo o processo.
  • Um fotómetro mede a luz projectada através da objectiva para que a câmara possa calcular a exposição correcta.
Nas câmaras analógicas o funcionamento é muito similar. A diferença principal é que em vez de haver um sensor digital há uma película sensível à luz que regista as imagens.

Veremos como se utiliza cada um destes elementos e como afectam o resultado final das fotos.

NOTA:  No exemplo utilizou-se uma imagem de uma câmara DSLR (Câmara reflex digital), mas estes conceitos aplicam-se exactamente iguais nas câmaras digitais compactas.

Sem comentários: