terça-feira, 29 de junho de 2010

Abertura do diafragma

O diafragma é uma parte da objectiva que limita o raio de luz que penetra na câmara.

Funciona como a íris do olho humano, abrindo-se ou fechando-se para permitir que entre mais ou menos luz, segundo seja necessário.

O quanto aberto está o diafragma é o que se chama abertura do diafragma.

A abertura do diafragma mede-se em números f. O salto de um valor ao seguinte denomina-se passo.
 
A escala de números f típica é a seguinte, ainda que não mostre todas as possibilidades, já que os diferentes passos dependem do desenho da objectiva.

A relação ente os números f é que por cada passo a luminosidade duplica ou divide-se por dois se a aumentamos ou reduzimos respectivamente. Assim f11 tem o dobro de luminosidade de f16 e a metade de f8.

É fácil lidar-se com os números e a abertura. A forma mais fácil de recordá-lo é que o menor número f é a maior abertura e o número maior f é a menor abertura. Como podeis ver são conceitos opostos.

Em função do programa utilizado na câmara a abertura do diafragma ajusta-se automaticamente ou pode ajustar-se de forma manual.

Cada objectiva tem uma abertura de diafragma máxima. Se são objectivas com distância focal fixa a abertura máxima é fixa, para zooms a abertura máxima pode mudar segundo varia a distância focal ou pode ser fixa, dependendo do desenho da objectiva. A abertura de diafragma máxima vem indicada nas objectivas. Por fim vais compreender o que significam esses números.

 
14‐42mm 1:3,5‐5,6 significa que a objectiva tem uma distância focal que varia entre 14 e 42 mm. Na sua distância focal mínima (14mm) tem uma abertura máxima de f3,5, e na sua focal máxima (42mm) tem uma abertura máxima de f5,6.
 
16‐45mm 1:4 significa que a objectiva tem uma distância focal que varia entre 16 e 45 mm e em todo este campo a abertura máxima é de f4.

1 comentário:

Unknown disse...

Bem explicito seu artigo quanto à distancia focal.
Bom ter acesso a explicações práticas e objectivas o que nem sempre é fácil de encontrar no mundo da fotografia.

Obrigado!