sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Captar rastos de luz à noite

Uma das aplicações mais criativas das velocidades de obturação lentas é criar rastos de luz à noite. As longas exposições - entre poucos segundos e vários minutos - são ideias para captar os rastos de luz do trânsito em andamento. Posicione-se numa ponte e conseguirá captar os rastos brancos dos carros que se aproximam e os vermelhos daqueles que se afastam.

A melhor forma de pôr esta técnica em prática é usar o modo Bulb, controlando a velocidade de obturação manualmente - pressione o disparador e o obturador ficará aberto até que liberte novamente esse botão.

Alguns cabis disparadores bloqueiam o próprio disparador quando carrega o botão. Assim não precisa de ficar a premir o botão da câmara durante toda a exposição.

Mesmo em modo Bulb deve ter atenção à abertura. Um valor entre f/8 e f/11 dá-lhe bastante profundidade de campo, e ainda regista as luzes da rua e dos carros com grande detalhe. Experimente!
O modo Bulb é bom para fogos-de-artifício ou para fotos artísticas com uma lanterna. Se houver uma pausa, coloque um cartão preto a tapar a objectiva e remova-o quando o fogo-de-artifício recomeçar.
in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010

Sem comentários: