sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Como... Substituir céus, para obter mais impacto

Desiludido com uma paisagem devido a um céu mortiço? Não se preocupe! É fácil substituí-lo por um mais dramático, como lhe mostramos de seguida.

O QUE VAI PRECISAR Photoshop Elements 8, Photoshop CS, ou superior
O QUE VAI APRENDER Como usar camadas, modos de mistura e máscaras, para substituir um céu mortiço e sem impacto
DEMORA APENAS 15 minutos
 
Pode ser um truque antigo, mas substituir céus em fotos de paisagens é tão eficaz com a fotografia digital, quanto o era com a película - mas muito mais fácil!
 
Esta técnica simples pode ser uma óptima forma de salvar imagens, permitindo-lhe substituir um céu monótono por um novo, repleto de textura e de vida, ao invés de descartar simplesmente a fotografia.
 
Tal como na tradicional técnica da câmara escura, o seu equivalente no Photoshop recorre à utilização de máscaras para misturar duas imagens na perfeição.
 
Uma das melhores formas de garantir uma fusão homogénea é verificar se o céu que está a adicionar combina com a cena à qual o quer juntar. Não faz sentido usar um céu com o sol a irromper através das nuvens à esquerda, se todas as sombras no solo estão dispostas na direcção oposta, por exemplo. Também deverá prestar atenção ao ângulo e à distância focal que usou para ambas as imagens, já que as diferenças de perspectiva entre um cenário captado com uma 20 mm e um registado com uma 200 mm serão bastante notórias.
 
Tendo escolhido as suas imagens, precisará apenas de usar algumas técnicas de selecção simples, máscaras e modos de mistura de camadas, para criar uma imagem fantástica de alto a baixo.
 
Experimente e divirta-se!
1 Preparar a imagem
Abra Paisagem_Antes.jpg no Elements. Ajuste-a ao ecrã (Ctrl+0). Use a ferramenta Quick Selection para seleccionar o céu. Depois escolha a ferramenta Polygonal Lasso e use-a para afinar a selecção e incluir as árvores à esquerda. Use ainda um pincel branco no céu para remover quaisquer vestígios de azul.
2 Adicionar um novo céu
Seleccione a ferramenta Sponge e defina-a para Desaturate, na barra de opções no topo. Use-a sobre as árvores à esquerda, para remover as manchas azuis. Vá a Select»Save Selection e dê o nome Céu à selecção. Abra Céu_Antes.jpg, copie a imagem (Ctrl+C) e, de volta à foto da paisagem, cole-a (Ctrl+V) numa nova camada. 
3 Misturar as imagens
Altere o modo de mistura da camada Céu para Multiply. Clique na camada no fundo e desactive a visibilidade da camada do céu. A partir do menu Select, escolha Load Selection e logo a seguir Céu. Escolha Refine Edge, depois aplique Feather de 3 píxeis à selecção e defina Expand por 20%. Vá a Layer»New Adustment Layer»Levels.
4 Revelar o céu
A máscara da camada é automaticamente preenchida com a selecção. Volte a activar a visibilidade da camada do céu. Com a tecla Alt premida, coloque o cursor entre as camadas e, quando este mudar de forma, clique para as unir. Use um pincel branco na máscara de Levels para ajustar as áreas de transição entre as duas imagens.
5 Optimizar a mistura
Clique na camada do topo e vá a Layer»New Adjustment Layer»Levels. Use a pipeta do ponto cinzento, depois clique numa área neutra/cinzenta da pedra para corrigir dominantes de cor. Defina Shadows para 19 e Highlights para 216. Vá a Layer»New Adjustment Layer»Hue/Saturation e reduza Saturation para -10.
6 Ajustes finais
Clique na camada do céu e abra Levels (Ctrl+L). Defina Shadows para 45. Escolha Flatten Image no menu Layer e, depois, seleccione a ferramenta Burn. Defina Exposure para 5% e Range para Shadows. Use-a parcamente nas rochas. Por fim, vá a Enhance»Adjust Sharpness. Defina Amount para 60% e Radius para 1.4.
in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010

Sem comentários: