terça-feira, 16 de abril de 2013

Steno bredanensis, Caldeirão

Taxonomia
Mammalia, Cetacea, Odontoceti, Delphinidae.

Tipo de ocorrência
Madeira: Desconhece-se se é migrador ou visitante.

Classificação
Madeira: INFORMAÇÃO INSUFICIENTE - DD
Fundamentação: Não existe informação adequada para avaliar o risco de extinção nomeadamente quanto ao tamanho da população e tendências de declínio.

Distribuição
O caldeirão é uma espécie limitada a águas tropicais e temperadas profundas de
todos os oceanos (Leatherwood & Reeves 1983).
No Arquipélago da Madeira, estes animais têm sido observados, esporadicamente, próximo da costa, o que constitui a única evidência relativamente à sua área de ocorrência. O facto de estas observações serem pontuais leva-nos a considerar que o caldeirão deve utilizar a Zona Económica Exclusiva da Madeira em zonas afastadas da orla costeira, nem que seja em deslocação.

População
O escasso número de observações desta espécie na Madeira não permite efectuar qualquer inferência relativamente à dimensão da população ou tendência populacional.

Os animais são capazes de efectuar deslocações de grande amplitude. São geralmente observados em grupos de 10 a 20 indivíduos, embora possam ocorrer aglomerações de mais de 50. As poucas observações efectuadas na Madeira são de grupos com menos de 20 indivíduos.

Habitat
A espécie ocorre em zonas de mar aberto (Leatherwood & Reeves 1983).

Factores de Ameaça
Não são conhecidas actualmente ameaças significativas para esta espécie nas águas da Zona Económica Exclusiva da Madeira. No entanto, considera-se que as actividades de observação de cetáceos, ainda em estado embrionário, poderão vir a ter impacto significativo a longo prazo, especialmente se a actividade se desenvolver descontroladamente. Também a poluição por resíduos sólidos no mar pode constituir uma ameaça, tal como tem sido constatado para outras espécies de golfinhos, designadamente o golfinho-comum Delphinus delphis.

Medidas de Conservação
Na Madeira, para além da legislação internacional em vigor, foi implementada legislação regional de protecção. O Museu da Baleia dinamiza a investigação, a divulgação e sensibilização para a conservação dos cetáceos neste Arquipélago.

No âmbito do “Projecto para a Conservação dos Cetáceos no Arquipélago da Madeira”, promove-se a avaliação dos efectivos populacionais, estudos de biologia e ecologia, bem como a avaliação das principais ameaças no sentido de apresentar às entidades competentes propostas de novas medidas de conservação e campanhas de educação e sensibilização ambiental. Uma das medidas de conservação actualmente em processo de implementação é o regulamento de adesão voluntária para as embarcações comerciais de observação de cetáceos no sentido de minimizar o impacto desta actividade na Região Autónoma da Madeira. Igualmente no âmbito daquele projecto, está a ser preparado um plano de monitorização das populações de cetáceos a longo prazo.

Outra bibliografia consultada
Miyasaki (1980); Reiner (1981); Perrin & Reilly (1984); Freitas et al. (2002).

in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: