sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Eliminar o desfoco provocado pelo movimento da câmara

Quando o obturador está aberto, o movimento indesejado da câmara é uma das principais causas das fotografias desfocadas. Com luz brilhante e quando utiliza o flash, pode reduzir este problema bastando para tal segurar a câmara com firmeza e premir o botão do obturador com suavidade – mantendo-o a meio curso enquanto o foco se fixa. Com velocidade de obturação mais lentas, como as que utiliza com luz escassa, sobretudo com objectivas longas ou com uma aproximação do assunto com o zoom, precisa de um suporte para a câmara.

A câmara estava fixa na foto à esquerda e em movimento na da direita.

Prima o obturador muito
suavemente – nunca com
demasiada força. Pare
quando carrega até meio
até que o foco se fixe.
Segurar a câmara
Á medida que aproxima um assunto com o zoom, aumenta a distância focal da objectiva. Ao recuar o zoom, ela diminui. Numa câmara reflex pode fazer o mesmo optando por uma teleobjectiva ou por uma objectiva grande-angular. Á medida que a distância focal da objectiva muda, o mesmo acontece com a velocidade do obturador mínima para conseguir uma imagem nítida quando segura a câmara à mão. A regra é nunca fotografar com a câmara na mão com uma velocidade menor que a sua distância focal. Por exemplo, com uma objectiva de 35 mm pode utilizar uma velocidade de 1/50 seg. Com uma 200 mm deve aumentar a velocidade para, no mínimo, 1/250 seg.

Quando capta uma imagem sem um apoio, encoste bem a câmara ao rosto. No momento imediatamente anterior a tirar a foto inspire profundamente, depois expire e sustenha a respiração enquanto prime suavemente o obturador.
 
Apoiar a câmara
Em situações de pouca luz, quando não utiliza o flash, precisa de apoiar a câmara para evitar o desfoco nas suas imagens. Uma forma de o fazer é encostar-se a uma parede ou a uma árvore e apoiar os cotovelos ao corpo. Pode também utilizar uma mesa, um tronco ou um muro para colocar a câmara. Para uma estabilidade maior, muitas câmaras têm um encaixe que permite colocá-las num tripé quando quer imagens mais nítidas.

Um ícone do
temporizador.
Utilizar o temporizador ou o controlo remoto
Praticamente todas as câmaras digitais têm um temporizador e algumas um controlo remoto. Apesar de ser muito utilizado para permitir que o fotógrafo fique também na fotografia, o temporizador é uma excelente forma de reduzir o desfoco em situações de luz fraca. Coloque a câmara numa superfície firme, enquadre a imagem e utilize o temporizador ou o disparador remoto para captar a foto. Não permaneça em frente à câmara quando carrega no obturador para começar a contagem. Se o fizer, pode impedir a câmara de focar correctamente. Se utilizar o temporizador para um auto-retrato, aponte-a para algo que esteja à mesma distância que ficará quando se colocar na posição certa e prima o obturador para focar e activar o temporizador.

Quando utilizar o visor, quer na horizontal quer na vertical, prima o obturador com o indicador direito e apoie a câmara com a mão esquerda.
Quando utiliza o ecrã (à esquerda), segure a câmara com ambas as mãos e encoste os cotovelos ao tronco.

Se o seu ecrã rodar e levantar (à direita), pode colocar a câmara no chão para fotografar flores e outros assuntos pequenos.
Há muitas situações em que pode encontrar suportes no ambiente que o rodeia. Apoie-se numa parede ou numa árvore, com os cotovelos encostados ao corpo. Pode ainda procurar um tronco, um muro, uma mesa ou outra superfície para colocar a câmara.
Os monopés são leves, expansíveis e fáceis de transportar. Imagem cortesia da Gitzo.


Sem comentários: