sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

A Nitidez Não é Tudo

As suas fotos nem sempre têm de ser nítidas para serem eficazes. Em muitos caso, o melhor é ter uma área da imagem mais nítida que as outras. A sua fotografia pode ter vários tipos de nitidez e desfoco. O primeiro está relacionado com a forma como o movimento é transmitido e é determinado por factores como a sensibilidade do sensor da imagem, a luminosidade geral da cena, a distância focal da objectiva, bem como a velocidade, direcção e distância a que está o assunto. Um outro tipo está relacionado com profundidade de campo, que define que quantidade da imagem, desde o primeiro plano até ao plano de fundo, ficará focada. Mesmo que esteja a fotografar uma cena estática, parte da imagem pode não ficar nítida se não tiver profundidade de campo suficiente. No entanto, uma profundidade de campo limitada pode fazer com que um fundo confuso se torne menos distractivo, colocando-o fora de foco.

Numa cena, o movimento pode ser arrastado ou desfocado
dependendo da velocidade do obturador, entre outros factores.
A falta de nitidez pode ser utilizada criativamente para dar
expressão ao movimento, como nesta foto de uma queda de água,
no Yosemite National Park.

Uma profundidade de campo reduzida permite chamar a atenção do observador para o assunto
em primeiro plano, mantendo o fundo pouco definido.








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