sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Estabilização de Imagem

O tripé é necessário para
alguns géneros de
fotografia.
Se a câmara se mover durante a exposição a imagem ficará tremida e desfocada. Isto acontece sobretudo quando utiliza uma velocidade de obturação lenta, quando capta planos fechados ou fotografa com uma objectiva de distância focal longa. Par reduzir este efeito, algumas câmaras têm um sistema de estabilização. Estes sistemas utilizam um sensor, normalmente um giroscópio, para identificar os movimentos da câmara e compensá-lo através de várias técnicas. O processo adquire diferentes nomes incluindo: estabilizador de imagem (IS), redução da vibração e anti‑vibração. Os fabricantes garantem que os sistemas permitem a utilização de 4 incrementos (stop) acima, antes que o desfoco provocado pelo movimento da câmara seja perceptível na imagem. Isso significa que se pudesse utilizar uma velocidade segura de 1/60 de segundo sem o estabilizador de imagem, com ele pode ir até 1/8 seg.

Utilizar um saco de feijões,
como este Pop, para apoiar
a câmara e o temporizador é
uma boa forma de estabilizar
a imagem. Imagem cortesia
da Pop Multimedia.
Os estabilizadores baseados nas objectivas fazem oscilar um prisma na câmara, ou um elemento na objectiva, que redirecciona o percurso da luz para compensar os movimentos indesejados.
Os estabilizadores de imagem baseados no CCD fazem oscilar o CCD para compensar o movimento da câmara.
Os estabilizadores digitais ou electrónicos fazem oscilar a imagem no sensor para compensar o movimento. Quando é utilizada esta técnica, nem todos os píxeis do sensor podem ser utilizados na imagem. Alguns dos píxeis das extremidades têm de ser reservados para a oscilação da imagem projectada pela objectiva. Outra técnica consiste em tentar remover o desfoco de uma imagem depois de ela ser captada, através de processamento digital.
A pseudo-estabilização de imagem limita-se a aumentar o ISO permitindo à câmara seleccionar uma velocidade de obturação mais rápida.

Quando a câmara tem uma objectiva fixa, não interessa qual a abordagem adoptada. No entanto, em câmaras de objectivas intermutáveis isso é importante. Se o sistema de estabilização for integrado no corpo da câmara funciona com qualquer objectiva, se for colocado na objectiva, só funciona com as objectivas que tiverem essa funcionalidade. Relativamente à estabilização de imagem, lembre-se pode sempre optar por um tripé, monopé, saco de feijões, ou uma superfície lisa para apoiar a câmara. Pode ainda aumentar a estabilidade utilizando o temporizador ou um controlo remoto para disparar a câmara, e o bloqueio do espelho para reduzir as vibrações.





Sem comentários: