domingo, 23 de agosto de 2015

Jazz, Rock e pop

Na América do Norte, as estilos da guitarra folk e country praticamente não se distinguiam ate às décadas de 50 e 60, quando a guitarra folk aparece como instrumento de predilecção para acompanhar os compositores-interpretes de canções. A musica folk também atraiu o interesse de alguns guitarristas da Grã-Bretanha que utilizaram o instrumento para fazerem renascer as tradições perdidas e explorarem os estilos indígenas de todo o mundo. Com o aparecimento da guitarra eléctrica o folk rock revelou-se uma síntese dinâmica da tradição e da modernidade. Nos últimos anos, o folk difundiu-se por todo o mundo, explorando e revelando a herança das culturas indígenas, com guitarra eléctrica ou acústica.

Gillian Welch (n. 1967) toca guitarra com grande sensibilidade
num estilo country-folk.
Jazz
o termo jazz agrupa uma grande diversidade de estilos musicais, do Dixieland ao avant-garde. Natural dos Estados Unidos e ligado ao blues, ao ragtime e a musica clássica, os primeiros estilos do jazz acústico, de ricas harmonias e técnicas subtis de picking, apareceram nas décadas de 20 e 30. A invenção da guitarra eléctrica na década de 30 permitiu ao instrumento rivalizar com o saxofone, o trompete e o piano de concerto. Os guitarristas inspiravam-se em temas de outros instrumentos e criavam conceitos musicais requintados, harmonias fascinantes, solos lineares complexos deixando grande espaço para o improviso. O jazz formou muitos dos grandes guitarristas do século XX e, graças à sua polivalência de estilos, continua a abrir caminho à inovação musical.

Buddy Guy (n. 1936), O grande guitarrista do blues americano, utiliza uma Fender Stratocaster para criar inspirados solos
Rock e pop
Actualmente, a guitarra elétrica é certamente o instrumento que congrega mais gerações. Isto deve-se, sobretudo, ao aparecimento do rock'n'roll na década de 50 e da musica pop na década de 60 que evidenciaram a guitarra na cena musical da época. Com o rock, a guitarra combinou as influencias do blues, do country da música pop numa copiosa mestiçagem e contribuiu para o aparecimento de uma infinidade de grupos. Os amplificadores e os efeitos de reverberação e distorção aumentaram as possibilidades de composição. Assim, a guitarra continua a produzir ritmos cativantes e contagiantes, harmonias, melodias e solos muito sedutores.

Garth Brooks, grande estrela da música country, fundiu este estilo com a música pop na década de 90.
As técnicas utilizadas actualmente pelo rock e pela música pop encontram as suas raizes no blues, no rock'n'roll, na musica pop, no soul, no funk e na world music, entre outros. Os solos baseiam-se em melodias simples, em escalas pentatónicas baseadas no blues e em temas da musica clássica e do jazz. Alguns acordes elementares do instrumento são suficientes para acompanhar de forma encantadora uma canção. Além disso, as ultimas inovações tecnológicas como os sintetizadores, o sistema MIDI e os sons gerados por computador oferecem possibilidades ilimitadas de tocar, desde a imitação de outros instrumentos até aos efeitos sonoros mais insólitos.

Actualmente o rock e a musica pop são tocados com enorme sucesso tanto em guitarras eléctricas como em guitarras acústicas com cordas de aço usando técnicas e abordagens variadas, nomeadamente o picking e o fingerstyle.

Tocar guitarra
Considero a guitarra um meio de expressão e realização pessoal maravilhoso, um objecto de prazer. Para mim, tocar guitarra é uma paixão vital e um passatempo permanente. As possibilidades de criação musical e inovação não param de crescer e não poderia perspectivar a minha vida sem este instrumento. A guitarra e a forma como me relaciono é a chave da minha existência. Antes, inspirado por músicos como Eric Dolphy e John Coltrane, bem
como por compositores clássicos como Debussy e Bartok, achava o repertório da guitarra limitado e rebuscado. Mas, rapidamente me apercebi de que este instrumento tem um potencial criativo fantástico, com possibilidades ilimitadas, das quais faço questão de me lembrar lodos os dias.

Richard Chapman

Os Red Hot Chili Peppers, um "dos grandes grupos rock da actualidade, formaram-se em 1983. O guitarrista John Frusciante (n. 1970) juntou-se à banda em 1988.

in


Sem comentários: