sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A Direcção da Luz

A direcção da luz, relativamente à posição da câmara é muito importante porque afecta as sombras presentes na fotografia. Quatro tipos principais de iluminação serão aqui abordados: luz de lado, de frente, de cima, e contraluz. Repare na posição das sombras nestas fotografias e forma como elas afectam os objectos.

A direcção da luz também pode afectar a sua exposição automática. A contraluz, por exemplo, pode fazer com que o objecto apareça em forma de silhueta, contra um fundo tão claro, que o sistema de exposição automático vai assumir que o objecto é muito mais claro do que na realidade, e por isso, subexpor a cena e tornar o objecto ainda mais escuro. Esta situação é óptima se pretende obter uma silhueta. Se não, é necessário usar a compensação de exposição ou o flash para iluminar o primeiro plano da imagem.

A luz vinda de um dos lados da imagem, aumenta a sensação de textura e volume, porque este tipo de iluminação produz sombras visíveis, que enfatizam os detalhes das superfícies. Os fotógrafos de paisagem costumam preferir trabalhar ao início da manhã, ou ao final da tarde, porque o sol se encontra mais baixo e pode iluminar de lado as cenas, proporcionando texturas interessantes às superfícies.

A luz de frente diminui as sombras visíveis numa imagem, minimizando os detalhes das superfícies, assim como a textura da pele. Também tende a minimizar o aspecto redondo ou o volume dos objectos.

A contraluz faz com que a face dos objectos que está virada para a câmara esteja à sombra. A exposição automática costuma escurecer as cenas em contraluz. É possível usar este efeito de forma criativa, ou aumentar o valor da exposição para iluminar a figura, especialmente as partes que se encontram à sombra.

A iluminação vinda de cima ocorre no exterior, ao meio-dia, e no interior, quando a iluminação de tecto predomina. Se fotografar uma pessoa nestas condições, vai reparar que este tipo de iluminação projecta sombras por baixo dos olhos, do nariz e do queixo. Para evitar esta situação pode tentar levar o modelo para a sombra. A iluminação de topo pode iluminar
selectivamente os objectos, tais como a bandeira no bolso deste indivíduo, que estaria à sombra, com uma luz vinda de um ângulo inferior.



Sem comentários: