sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Distância Focal Curta

Utilizar uma objectiva de distância focal curta ou a menor definição do zoom dá-lhe um ângulo de visão grande-angular, que lhe permite captar uma grande extensão da cena. Este ângulo é ideal para espaços apertados, como paisagens ou em salas pequenas em que não pode colocar a câmara muito distanciada do assunto.

Se não se aproximar demasiado dos seus assuntos, um zoom grande-angular é o mais indicado para retratos em interiores em que seja importante incluir o ambiente.
Para melhorar a qualidade de imagem a Kodak criou uma câmara com duas objectivas - uma para uma cobertura grande‑angular.
Uma objectiva grande-angular também oferece uma extensa profundidade de campo. Isso torna-a ideal para a fotografia de rua e de acção. Quando sair para captar situações que acontecem rapidamente mantenha a objectiva na definição grande-angular do zoom, ou utilize uma objectiva grande-angular, para ter o máximo de profundidade de campo quando responde rapidamente a uma oportunidade fotográfica.

Fazer zoom out aumenta a profundidade de campo e abre o ângulo de visão, sendo ideal para fotografias em interiores. A maior profundidade de campo também facilita a focagem e permite captar momentos fugazes, que de outra forma poderia perder.

As objectivas garnde-angular podem distorcer os objectos mais próximos das margens do fotograma – a chamada “distorção de barril”.
As objectivas curtas também permitem focar muito próximo do assunto e o efeito que isso pode ter na perspectiva das suas imagens pode ser muito expressivo. Os objectos muito próximos da câmara vão parecer muito maiores que os que aparecem no fundo. Esta distorção do tamanho aparente dos objectos pode ser deliberadamente enfatizada e, quando levada ao extremo, atribui um aspecto irrealista à cena.

Se a sua câmara tiver uma objectiva fixa pode utilizar um conversor de objectiva grande-angular para expandir ainda mais o seu ângulo de visão.


As objectivas grande-angular oferecem imensa profundidade de campo. Aqui foi utilizada uma para fotografar através de um brinquedo, o que fez com que a criança parecesse um gigante.
As objectivas grande-angular são propensas a distorções. Normalmente as verticais convergem quando a câmara não está perfeitamente nivelada.
Captar retratos a partir de um ponto de vista alto faz com que as cabeças pareçam muito maiores do que o que realmente são, pois estão mais próximas da câmara e da sua objectiva grande‑angular.

Sem comentários: