terça-feira, 9 de agosto de 2016

Passer hispaniolensis, Pardal-espanhol

Taxonomia
Aves, Passeriformes, Passeridae.

Tipo de ocorrência
Madeira:  Residente.

Classificação
Madeira:  VULNERÁVEL - VU (A2c; D1+2)
Fundamentação:  Espécie  que  pode  ter  sofrido  nos  últimos  10  anos  uma  redução populacional igual ou superior a 30%; possui uma população reduzida (que se admite poder ser inferior a 1.000 indivíduos maturos), que apresenta uma área de ocupação restrita (inferior a 20 km2).

Distribuição
Tem distribuição circum-mediterranica, embora ocupe também amplas zonas do Centro e Sudoeste da Ásia, e chega até à China e ao Noroeste da Índia. Em princípios do século XIX colonizou as ilhas Canárias, Madeira e Cabo Verde e nas últimas décadas do século XX expandiu-se para a região balcânica (Cramp & Perrins 1994).

No arquipélago da Madeira, ocorre com uma distribuição muito descontínua e de uma forma gregária nas ilhas da Madeira e Porto Santo, sendo pouco abundante na primeira e abundante na segunda (Oliveira & Menezes in press).

População
Com base nos levantamentos efectuados para o Novo Atlas das Aves que Nidificam em Portugal estima-se que a população desta espécie no arquipélago da Madeira deverá situar-se entre 250 e 2.500 indivíduos maturos (Oliveira & Menezes 2004).

Nos últimos 20 anos evidenciou uma acentuada regressão do seu efectivo populacional, que pode ter atingido os 30% na última década. A redução populacional fez-se sentir principalmente na ilha da Madeira onde é hoje em dia muito pouco abundante; actualmente a maior parte da população encontra-se na Ilha do Porto Santo.

Em  termos  de  estatuto  de  ameaça  a  nível  da  Europa,  a  espécie  é  considerada  Não Ameaçada, embora ainda provisoriamente (BirdLife International 2004).

Habitat
O pardal-espanhol é uma espécie antrófila que usa os habitats disponibilizados pelas zonas humanizadas, como sejam os jardins e praças urbanas. Ocorre também, apesar de em números bastante reduzidos, em áreas agrícolas, principalmente onde estas se misturam com campos abandonados com vegetação rasteira (Oliveira 1999).

Factores de Ameaça
O factor que levou ao declínio da população não está determinado.

Medidas de Conservação
O pardal-espanhol não é alvo de qualquer tipo de medida de gestão e o seu habitat também não se encontra protegido.

Notas
Alguns autores levantam a hipótese de se tratar de uma introdução recente, possivelmente do  início  do  século  passado  (e.g.  Bannerman  e  Bannerman (1965)  e  referências  aí apresentadas), eventualmente através de aves transportadas em gaiolas. Contudo, tendo em conta a sua distribuição mundial –onde em Canárias é considerada uma espécie que aí chegou naturalmente (Martin & Lorenzo (2001) e referências aí apresentadas) – e por não existirem evidências concretas que as aves da Madeira tenham origem em aves de cativeiro,  é  considerada,  de  uma  forma  conservadora,  uma  espécie indígena  do Arquipélago da Madeira (Oliveira & Menezes in press).
 
No Continente, a espécie encontra-se em situação Pouco Preocupante (LC), apresentando uma população numerosa e com distribuição alargada.


in Livro Vermelho dos Vertebrados




Sem comentários: