sexta-feira, 9 de junho de 2017

Fotografia com o Flash da Câmara


O flash automático integrado na câmara é tão conveniente e fácil de usar, que por vezes nem reparamos que ele dispara. Quando o flash está em modo automático, está sempre pronto a disparar, sempre que o sistema de exposição automática decida que é necessário. Mas a luz proveniente deste tipo de flashes tem certas características que podem fazer a diferença na aparência das suas imagens. Por exemplo, as fotografias em que o flash integrado é disparado, têm uma iluminação sem profundidade, porque este tipo de flash não cria sombras projectadas por iluminação lateral, que revelam texturas e volumes. Abordagens alternativas, tais como o uso de um flash externo, de flash de sincronização lenta, ou de nenhum tipo de flash, podem produzir resultados mais interessantes. De qualquer forma, à medida que se for familiarizando com as características do flash, será capaz de as usar de forma cada vez mais proveitosa. Neste capítulo, abordaremos a fotografia com o flash da câmara, incluindo os modos e técnicas do flash, unidades de flash externas, e acessórios.

Potência e Alcance do Flash
Todos os flashes têm um alcance máximo e a intensidade da sua luz diminui com a distância. A intensidade do flash, quando atinge o objecto, depende da sua potência e da distância que a luz tem que percorrer.

Alcance do Flash
Já alguma vez reparou em pessoas que usam o flash para fotografar a lua, uma paisagem urbana, um concerto, ou evento desportivo, mesmo das bancadas? Qual o efeito que pensa que o flash tem nestas fotografias? Não muito, porque não existe nenhum flash com um alcance tão grande. Na realidade a maioria dos flashes integrados têm alcances que vão até aos 3 metros. Existem apenas três maneiras de aumentar o alcance do flash:

• Usar uma abertura de diafragma maior para deixar entrar mais luz

• Aumentar a sensibilidade (ISO) para que seja necessária menos quantidade luz para obter uma boa exposição.

• Usar um flash externo com um número guia superior (número que indica o alcance do flash).

Como a luz do flash diminui com a distância,
os objectos mais próximos ficarão mais
iluminados do que os objectos mais distantes.
Esta situação pode ser usada para beneficiar
as imagens; por exemplo, à noite, é possível
destacar os objectos de um plano de fundo
mais escuro.
Diminuição da intensidade da luz do flash
Independentemente da potência do flash, quando ele dispara, um feixe de luz expande-se à medida que se afasta da unidade de flash, por isso, a sua intensidade diminui à medida que vai percorrendo uma distância maior para alcançar o objecto. Como resultado, os objectos mais próximos do flash são iluminados com uma luz mais intensa que aqueles que encontram mais distantes.

A proporção a que a luz diminui é descrita pela lei do quadrado inverso. Esta lei diz que se a distância entre o flash e o objecto for duplicada, apenas um quarto a luz alcançará o objecto, porque a mesma quantidade de luz estará distribuída por uma área maior. Inversamente, se a distância diminuir para metade, a luz que atingirá o objecto será quatro vezes mais intensa.

Quando os objectos de uma imagem estão dispostos a distâncias diferentes da câmara, a exposição só será correcta para aqueles que estejam a uma determinada distância – normalmente aqueles que estão mais próximos da câmara ou dentro da área medida pelo sistema de exposição automática. Os restantes objectos irão escurecendo à medida que a distância do flash aumenta.

A luz de um flash diminui com a distância. Quando uma determinada distância é duplicada, a quantidade de luz é reduzida para um quarto. Esta relação chama-se Lei do Quadrado Inverso.



Sem comentários: