terça-feira, 6 de junho de 2017

Normas de Comportamento


Normas de comportamento aconselhadas pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves:

- O Bem Estar das Aves
Dever-se-á obedecer ao princípio básico de que nenhuma ave deve ser perturbada. A visita a locais onde existem ninhos e crias deve ser evitada, uma vez que pode atrair curiosos cuja presença poderá provocar o fracasso da reprodução.

- Deixar Sempre Uma Boa Imagem da Actividade
Todos os que gostam de observar aves, devem dar uma imagem responsável e coerente da sua actuação.

- Contribuir e Zelar pela Protecção e Conservação dos Habitats
Para uma ave o seu habitat é vital, pelo que se deve procurar assegurar não causar nenhum dano ao meio envolvente.

- Evitar Alterar o Comportamento das Aves no seu Meio
A tolerância das aves à presença humana depende da espécie e da época do ano. É aconselhável e seguro fazer o possível para que a presença do observador seja a mais discreta possível, causando o mínimo de perturbação. Deverá manter sempre uma certa distância das aves e ninhos que observa de forma a evitar a alteração de comportamento das aves.

- Ser Cauteloso quando se Trata de Divulgar as suas Observações
Não se deve informar qualquer pessoa da descoberta de ninhos ou de observações de espécies raras ou ameaçadas. Devem ser ponderadas cuidadosamente todas as circunstâncias antes de se divulgar as informações a alguém.

Ao encontrar uma espécie supostamente rara ou ameaçada, dever-se-á comunicar a observação à Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (http://www.spea.pt).

- Conhecer e Respeitar as Leis de Protecção das Aves
As leis são o suporte legal que torna possível uma efectiva conservação e protecção por parte do país. Todos aqueles que se dedicam à observação de aves devem procurar conhecer as leis, respeita-las e não permitir que sejam esquecidas e ignoradas.

- Respeitar os Outros e ser Discreto
A existência de outros ornitólogos, pressupõe não interromper as suas actividades ou provocar a fuga das aves que são objecto de observação.

- Facilitar o Acesso de Dados quando seja de Interesse Conservacionista
É importante a divulgação da informação sobre as diferentes aves, pois os dados obtidos no campo podem contribuir e ampliar os estudos realizados ou a realizar sobre a Avifauna. Ao divulgar os dados considerados de interesse a organizações conservacionistas, deverá ser assegurada a citação da autoria dos mesmos.

- Seguir Normas Básicas de Boa Conduta
No caso de ser necessário entrar numa propriedade vedada, deverá sempre solicitar a autorização ao proprietário. Nunca deixar cancelas ou portões abertos, atravessar campos cultivados, transpor muros ou vedações.

- Prestar Auxilio às Aves Sempre que se Revelar Necessário
Antes de se tomar qualquer atitude com vista a abordar uma ave que aparenta debilidade, deve assegurar-se que ela necessita mesmo de auxílio. Na eventualidade ede se tratar efectivamente debilitada ou ferida, deverá procurar alguém que possa auxiliar. A Direcção de Serviços da Natureza (Vigilantes da Natureza) e as associações de conservação da natureza devem ser entidades a ter em conta.

in Guia de Observação das Aves



Sem comentários: