sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Utilizar a Iluminação Contínua

Suporte de luz desmontável.
Imagem cortesia de
Smith‑Victor.
Umas das coisas que o uso de câmaras digitais fez renascer é a iluminação contínua em estúdio, semelhante aos candeeiros de pé ou de mesa, que temos em casa. Este tipo de luz desapareceu, quando a iluminação de flash foi introduzida na fotografia de filme. Era necessário utilizar filtros na objectiva ou no projector, para fazer corresponder a luz com o tipo de filme utilizado. A escolha dos filtros certos requer muitos conhecimentos e experiência, já que só se podem conferir os resultados depois do filme ser revelado. No entanto, com as câmaras digitais, o balanço de brancos elimina esta preocupação, e por isso a iluminação contínua voltou a ser popular, especialmente em estúdios domésticos, ou de pequenos negócios. Uma das grandes vantagens da luz contínua é que torna possível visualizar o seu efeito directamente, ou através do visor da câmara. Quando muda as luzes de posição, consegue ver as alterações nas altas luzes e nas sombras. Isto permite-lhe interagir directamente com a montagem da iluminação, fazendo com que pareça que está a pintar com luz.

O único problema deste tipo de iluminação é o calor que é gerado por alguns tipos de lâmpadas, especialmente as de tungsténio e as de halogénio. A utilização de lâmpadas mais recentes, muito mais frias, elimina ou reduz dramaticamente este problema. Existem três componentes a ter em conta neste tipo de iluminação: suportes, reflectores e lâmpadas.

Os reflectores para projectores
e outro tipo de lâmpadas estão
disponíveis para quase todos os
suportes de luz. Imagem cortesia
de tabletopstudio.com
Suportes
Existem suportes de variados estilos e preços. O seu objectivo é servir de apoio a projectores, sombrinhas, difusores, caixas de luz, e outros dispositivos de iluminação com posições fixas. Geralmente são desmontáveis, para facilitar a sua arrumação, e têm pernas seccionadas para permitir o ajuste da altura. Também é possível adicionar um braço extensor (boom) para aumentar a distância a que se encontram as luzes, os reflectores, difusores e outros dispositivos. Para a maioria das finalidades, os suportes não precisam de ser muito altos, basta que tenham entre 1,8 e 2,5 metros.

Um braço de extensão montado num suporte
de luz permite posicionar o projector por cima
do objecto sem que o suporte apareça na
fotografia. Imagem cortesia de Smith-Victor.
Reflectores
Existem vários tipos de reflectores, desde os que se encontram em lojas de ferragens, a dispendiosos reflectores profissionais. Há várias características a considerar ao escolher reflectores:

• A forma como são montados nos suportes que planeia usar. Se a montagem não for segura, o reflector pode sair de posição a qualquer altura.

Lâmpada compacta fluorescente.
• O tamanho e o ângulo da luz que o reflector projecta. Alguns projectam feixes de luz mais estreitos que outros. Alguns são mesmo classificados como pontuais ou amplos por causa dos seus ângulos de cobertura.

• A voltagem para a qual estão projectados.


O Tri-Lite da Calumet usa três
lâmpadas fluorescentes que quase
não geram calor. Isto permite
posicionar a luz perto do objecto,
para obter o nível máximo de
iluminação sem o danificar
devido à exposição a calor intenso.
Lâmpadas
A lâmpada é a parte mais crítica do sistema de iluminação contínua.

• As lâmpadas de tungsténio, especialmente os projectores para fotografia, geram uma enorme quantidade de calor. Algumas têm durações muito curtas (até 3 horas). Como eram o único tipo de lâmpada disponível quando uso deste tipo de iluminação era mais popular, são responsáveis pelo nome alternativo da iluminação contínua – hot lights (luzes quentes).

• As lâmpadas HMI (Halide Metal Oxide) são lâmpadas em arco, pequenas e dispendiosas, que geram 4 ou mais vezes luz que as de tungsténio, com menor emissão de calor. A temperatura de cor da sua luz é semelhante à da luz de dia.

Os projectores mais baratos
para fotografia digital são os
candeeiros de mesa com braço
articulado. Combinam suporte
e lâmpada em apenas uma
unidade.
• As lâmpadas fluorescentes são baratas, geram menos calor, gastam 90% menos energia e duram 100 vezes mais do que as lâmpadas de tungsténio (até 10000 horas). A sua potência também pode ser descida até 3% do total, proporcionando uma temperatura de cor mais consistente. Um novo género de lâmpada fluorescente, chamada lâmpada fluorescente compacta (CFL) está disponível em várias temperaturas de cor. A lâmpada de 6500ºK emite luz branca, geralmente chamada de Cool Daylight (luz de dia fria), as de 5000ºK equiparam-se à luz do meio-dia. Como estas lâmpadas têm tão boas características, são a melhor opção para a fotografia digital.

O sistema de balanço de brancos da câmara é capaz de captar correctamente as cores sob qualquer tipo de iluminação. No entanto, é preciso lembrar que tipos de luzes diferentes projectam cores diferentes numa composição. É por isso que as fotografias tiradas dentro de casa têm normalmente uma dominante avermelhada, e as que são tiradas sob luzes fluorescentes têm uma aparência esverdeada. Quando escolher luzes ou lâmpadas para o estúdio, especialmente de iluminação contínua, deve investigar dois termos relacionados com a cor, usados para as descrever – temperatura de cor e índice de reprodução de cor (color rendering index)

Para verificar se os seus fusíveis
ou disjuntores vão aguentar as
luzes que pretende usar, adicione
todas as voltagens e divida-as por
110, para calcular o número de
amperes. Se o resultado for um
número superior ao dos fusíveis ou
dos disjuntores, use menos potência
ou ligue as luzes em circuitos
diferentes
• A temperatura de cor descreve o quão fria ou quente é a fonte de luz. Por exemplo, as lâmpadas incandescentes têm uma tonalidade mais quente e mais avermelhada do que as HMI, que são mais frias. A temperatura de cor é expressa em graus Kelvin (K). A luz de dia, num dia sem nuvens, ronda os 6500º Kelvin, uma mistura da luz do sol a 5500ºK com a luz do céu a 9500ºK. As luzes com temperaturas de cor mais baixas são mais avermelhadas, as de maior temperatura têm tonalidades azuis. Para medir a temperatura de cor, é possível usar um colorímetro. Este dispositivo é bastante dispendioso, e apesar de ser crucial em fotografia de filme, não é tão necessário em fotografia digital, por causa do sistema de balanço de brancos.

• O índice de reprodução de cor (CRI – Colour Rendering Index) é uma medida relativa que indica a forma como as cores mudam, quando iluminadas por um género de lâmpada particular, quando comparada com uma fonte de luz de referência, como a luz de dia. A luz de dia tem um CRI de 100, o máximo valor possível.

Quanto mais perto o CRI de uma fonte de luz estiver dos 100, mas exactamente reproduz as cores. A potência da luz contínua é geralmente expresso em watts, e ocasionalmente em lúmen.
• Os watts descrevem o consumo da potência, e não a quantidade de luz emitida. Por exe
mplo, pode haver vários sistemas de iluminação que usem lâmpadas de 100 watts, mas a sua eficiência de rendimento pode variar até 100%, ou mais.

• Os lúmenes indicam a intensidade da luz contínua e são a medida da potência total de uma lâmpada. Uma lâmpada fluorescente compacta de 27 watts tem 1750 lúmenes, o mesmo que uma lâmpada de tungsténio de 100 watts.

• A eficiência do reflector assegura que a luz disponível seja direccionada para o objecto a ser fotografado, e não para áreas fora do campo de visão da câmara. Geralmente, quanto mais brilhante for uma luz, menor é a abertura de diafragma necessária, ou maior pode ser a distância entre o objecto e os projectores. No entanto, para fotografar sobre uma mesa, quase qualquer tipo de luz funciona. Alguns projectores de luz contínua vêm equipados com um interruptor regulador de potência. Isto permite ajustar a luminosidade da lâmpada sem alterar a distância entre o projector e o objecto. No entanto, é preciso lembrar que a alteração da luminosidade de uma lâmpada, afecta a temperatura de cor da sua luz. Ajuste sempre o balanço de brancos da câmara depois de alterar a luminosidade de uma lâmpada.



Sem comentários: