sexta-feira, 20 de abril de 2018

Compreender a luz dura e suave

A Smith-Victor fabrica
um dispositivo de luz
suave que esconde a
lâmpada e reflecte a
luz num grande
reflector curvo
A luz que ilumina as cenas em interiores ou exteriores, pode variar de luz suave a luz dura. O facto que faz com que a luz que ilumina um objecto seja dura ou suave depende de uma coisa apenas, os tamanhos relativos do objecto e da fonte de luz. Uma fonte de maiores dimensões envolve um pequeno objecto com a sua luz. Uma fonte mais pequena que direcciona a luz para um maior objecto, cria sombras duras e um contraste muito elevado. Para imaginar este conceito, pense na luz que ilumina uma paisagem num dia de sol. O sol é pequeno comparado com a paisagem, e por isso a sua luz é dura. As fotografias ficam com sombras negras ou altas luzes queimadas. Agora imagine uma fina camada de nuvens ou nevoeiro a cobrir o céu. O sol bate nas nuvens ou no nevoeiro, transmitindo assim a sua luz a partir de toda a área do céu. A fonte de luz tornou-se dramaticamente maior, e a sua luz difusa suaviza as sombras e baixa o contraste das imagens. 

Existem duas maneiras de suavizar a luz em interiores, além de a aproximar do objecto – utilizando reflectores e difusores. Para obter uma luz mais dura, afaste a fonte do objecto, ou use uma lâmpada ou um flash desprotegidos. Quando uma lâmpada é montada num reflector, este passa a ser a fonte de luz a considerar, que é muito maior. Usar uma lâmpada sem reflector, torna a fonte de luz muito mais pequena. Como pode ser considerada quase como uma fonte pontual, ela projecta uma luz dura no objecto. No entanto, como lhe falta um reflector, para fazer convergir a luz, o seu alcance também é menor do que o de outros tipos de luz.

A luz dura é criada quando a fonte é pequena em relação ao objecto.
Uma caixa de luz cria um banco de luz suave quando é posicionada perto de um objecto. As caixas de luz também são equilibradas para luz de dia.

A luz suave é criada quando a fonte de luz é extensa em relação ao objecto.

A bola de basebol foi fotografada com luz dura (em cima, à esquerda) e com luz suave (em baixo, à direita). As diferenças são flagrantes. A luz suave “envolve” a bola, porque a sua fonte é muito maior. A luz dura tem um efeito mais dramático na textura da superfície da bola.
A Smith-Victor fabrica um ecrã difusor que alarga o tamanho da fonte de luz. Este ecrã reduz a influência da luz directa da pequena lâmpada montada no reflector.



Sem comentários: