sexta-feira, 13 de abril de 2018

Ligar a câmara às luzes de estúdio

As câmaras têm uma sapata,
na qual pode ser introduzido
um flash externo.
Para fotografar com iluminação de flash, é necessário ligar as cabeças à câmara, de modo a que estas disparem quando pressiona o botão do obturador. (A iluminação contínua não precisa de ser ligada à câmara). Para isso, existem vários tipos de ligação.

SAPATAS
Muitas câmaras têm uma sapata na qual pode ser ligado um flash externo, que está projectado para funcionar com a câmara. As ligações eléctricas para o obturador e para o sistema de exposição automática são feitas automaticamente assim que o flash é colocado no seu lugar. Existem adaptadores para estas sapatas que permitem a ligação de cabeças de flash de estúdio. 

Terminal PC
TERMINAL PC
Um terminal PC (Prontor-Compur) localizado no corpo de algumas câmaras permitem a utilização de cabos para ligar as unidades de flash. O cabo que se liga a um terminal PC chama-se cabo de sincronização, ou cabo PC. Quando tira uma fotografia, é enviado um sinal, a partir da câmara e ao longo do cabo, que faz o flash disparar. Quando uma determinada câmara não possui um terminal PC, mas tem uma sapata, é possível usar um adaptador que permita a utilização de um cabo de sincronização.

Cabo de sincronização.
Cortesia de Paramount Cords.
Quando uma unidade de flash é ligada a uma câmara pode ser aconselhável o uso de um regulador de voltagem. Estes dispositivos reduzem a voltagem de sincronização para os 6 volts, protegendo a câmara de picos de voltagem, que a danificariam.

Lâmpada escrava. Imagem
cortesia de Smith-Victor.
FLASH REMOTO SEM FIOS
É possível transformar várias unidades de flash externas, em mini cabeças de estúdio, através da utilização de disparadores de flash remotos. Estes dispositivos económicos (integrados em algumas unidades de flash), transformam qualquer flash numa unidade escrava, disparando-o, sempre que detecta o disparo de outro flash. Isto permite obter efeitos de iluminação que não são possíveis com a utilização de apenas uma unidade de flash. Algumas unidades mais avançadas atingem o mesmo objectivo utilizando sinais ópticos ou de rádio. É montado um flash principal, ou um transmissor na sapata da câmara, que transmite sinais sem fios para as unidades escravas, indicando-lhes os parâmetros a utilizar e quando disparar. O flash principal da câmara pode ser activado ou desactivado, transmitindo na mesma o sinal para as unidades remotas de flash. 

Disparador de flash remoto.
Dispara o flash ao qual está
ligado quando o flash
principal é disparado.
Imagem cortesia de Vivitar.
Com unidades mais dispendiosas, a relação das potências de diferentes unidades escravas pode ser estabelecida para afinar as exposições. Esta situação é ideal para a iluminação do fundo, quando se fotografa num cenário de estúdio. Quando é utilizado um flash remoto sem fios, é possível recorrer a uma luz piloto, ou modeladora, que ilumina o objecto por um curto período de tempo, para ajudar a prever os efeitos do flash, tais como as sombras e as altas luzes.


Sem comentários: