quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Retrato e Fotografia de Produto – Introdução

Muitos fotógrafos usam
unidades de luz contínua,
constituídas por três partes
– suportes, lâmpadas e
refletores. Imagem
cortesia de
tabletopstudio.com.
Em fotografia de estúdio, são usadas várias unidades de flash para iluminar um retrato ou um produto. O objetivo é criar uma iluminação semelhante à luz natural. Pode ser utilizada luz contínua ou de flash, combinada com refletores e difusores. Em algumas situações, este objetivo pode ser atingido usando apenas uma ou duas fontes de luz, mas o uso de luz principal, de enchimento, de fundo e de recorte, forma a composição clássica da iluminação de estúdio para retratos, que é adaptada para outros assuntos.
• A luz principal é colocada numa posição ligeiramente lateral e superior em relação ao objeto.
• A luz de enchimento é colocada na direção oposta à luz principal, mas mais perto do nível do objeto.
• A luz de fundo é usada para controlar a iluminação do plano de fundo, posicionado atrás do objeto principal.
• A luz de recorte é colocada acima e atrás do motivo, de forma a realçar os contornos e separar o objeto do plano de fundo.

Aqui são usadas duas luzes e um
difusor para fotografar um brinquedo.
Para a maioria das finalidades, o uso da luz principal e de enchimento é suficiente. De facto, é possível até substituir a luz de enchimento, usando refletores que fazem a luz principal reincidir no objeto. A posição relativa da fonte de luz é muito importante.
• Afastar o projetor do objeto, reduz a luz que sobre ele incide. Como a cena recebe menos luz, é necessário utilizar aberturas de diafragma maiores, o que reduz a profundidade de campo.
• Afastar a cabeça de flash do objeto, faz com que a luz projetada seja mais dura, e menos intensa. O posicionamento das fontes de luz a várias distâncias do motivo, permite obter várias intensidades de iluminação. A diferença de intensidade entre duas luzes é designada por rácio de iluminação.

• Posicionar a fonte de luz diagonalmente em relação ao objeto, faz com que a sua intensidade não seja uniforme ao longo da cena. Assim, a exposição só estará correta para uma parte da imagem. As partes do cenário mais afastadas da fonte de luz, ficarão mais escuras à medida que a distância aumenta.


Sem comentários: