segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A fotografia digital: primeiros passos

Basicamente, não há grandes diferenças entre a fotografia com câmara digital ou convencional. Os distintos modelos dispõe de numerosas funções automáticas graças às quais até os principiantes podem obter fotos excelentes rapidamente, com uma exposição correcta e uma focagem perfeita. 
Primeiras fotos

O modo automático da câmara é mais que suficiente para tirar as primeiras fotos, já que ajusta correctamente a velocidade de obturação, a abertura, o balanço de brancos e a focagem. Somente há que ligar a câmara, seleccionar o motivo que se deseja fotografar através do visor ou monitor LCD, premir o botão e já está.

A câmara captura a imagem e a grava no meio de armazenamento. De seguida efectua-se a ligação com o computador para ver as fotos no ecrã, imprimi-las ou enviá-las a um serviço de reprodução.
 
Exposição: controle totalmente automático ou manual...

Se prefere não deixar que as funções automáticas da câmara façam absolutamente tudo por você, os melhores modelos oferecem certo grau de controle manual. Costumam incorporar uma roda selectora de “programas” especiais para paisagens, retratos ou fotografia nocturna, que optimizam os ajustes da câmara especificamente para as circunstancias particulares da situação respectiva. E, por suposto, o fotógrafo especialista pode optar por alguma das numerosas câmaras digitais que permitem ajustar manualmente todos os parâmetros como se deseja.
 
Características especiais das câmaras digitais

Nos parágrafos anteriores se demonstrou que a fotografia com uma câmara digital vem a ser praticamente igual que com uma câmara normal com película. Como já se disse, a distância focal da câmara define que área do motivo capta a película. Apesar disso, para que a foto saia bem ou mal depende sobretudo do olho que mira pelo visor.

Não obstante, as câmaras digitais incorporam efectivamente algumas características especiais. Conhecê-las pode ser útil para melhorar as fotos obtidas.

Sem comentários: