segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Jing Gong Sig 552

Quando a embalagem chegou fui surpreendido por ver uma caixa tão pequena. Dentro da caixa ela tinha a coronha dobrada. Com a arma vinham um carregador High-cap de 220 bb's, um bateria 8,4v 1100 mah, um carregador de bateria, uma vara de limpeza e um rail para o topo da arma. 
Exterior
Quando levantei a arma achei-a bastante pesada. Mais de dois quilogramas, o que para uma arma tão pequena é muito. Para o exterior vou comentar do tapa-chamas à coronha.
O tapa-chamas é muito bom, em metal. O meu vinha todo pintado de vermelho fluorescente. Debaixo dele está uma rosca de 14mm ccw, com um espaçador de borracha
A mira dianteira é em metal e não é ajustável.
O fuste é feito de plástico resistente e tem um excelente acabamento metálico. Tem dois rails. Um debaixo e outro no lado direito. Ambos são feitos em metal e são facilmente removíveis com uma chave Allen.
Logo atrás do fuste, no topo, está uma peça metálica com o logo do exército suíço, o que é uma excelente adição. O corpo em si é um pouco desapontante. É de um plástico de boa qualidade, mas tem um acabamento ligeiramente brilhante, é óbvio ser plástico. No entanto o detalhe do corpo é muito bom.
A alavanca de armar é em metal e é excelente. Mas não vai tão para trás como iria numa Sig real e quando a arma, tem um som muito irrealista por causa do corpo de plástico. Debaixo está o ajuste do hop up e é muito similar a um hop up estilo G36.
O libertador do carregador é em metal e não deu quaisquer problemas. A guarda do gatilho é uma peça interessante. Pode dobrar para ambos os lados para o uso de luvas grossas. Penso ser desnecessário, mas é uma boa característica para possuir, O gatilho é em plástico, o que é uma surpresa e o percurso do gatilho é maior do que o de uma M16 e torna os disparos duplos difíceis de executar rapidamente. O selector é em metal e parece excelente. Clica sonoramente ao entrar na posição e não parece poder activar-se por acidente.
A mira traseira é uma mira metálica estilo rotativo. Tem quatro ajustamentos diferentes. Não sei exactamente para que servem cada uma das diferentes miras. É totalmente ajustável ao contrário da mira dianteira. Existem marcas na mira traseira que são bastante detalhadas, tendo um excelente aspecto.
O punho de pistola é em preto mate e parece muito bom, mas ao longo do tempo ele tende a ferir a base do meu polegar, mas nada de mais. A ligação da coronha é em metal e não parece ir partir tão cedo. O botão de libertação é também em metal. A coronha roda facilmente para a posição, de facto, a maior parte das vezes quando empurra o libertador, a coronha roda para a posição estendida quase que por si. É de um excelente acabamento negro mate, como o fuste e o punho de pistola. A chapa do coice é de borracha e é excelente. 
Carregar
Para introduzir a bateria, tem de empurrar o pino para fora da frente da culatra e puxar para trás a parte de baixo do fuste. Fazendo isto desmonta a secção superior. A bateria fica apertada e não há maneira de encaixar uma bateria de 9,6 volts a não ser que seja personalizada.
O carregador é suposto levar 220 bb's, mas parece mais próximo das 180. Só leva 20 bb's na mola e exige muito mais tediosos rodar do que os outros high-cap que já usei. Mas alimenta na perfeição. 
Disparando
Antes de disparar, eu lubrifiquei o cano e o hop-up, assim esperava que os primeiros disparos fossem bastante desviados e foram. Mas depois de cerca de 50 disparos, ela começou a ser muito mais consistente. Apesar de ter um cano bastante curto, é muito precisa. Sobre a precisão, não é menos precisa do que a minha JG M16. Eu atingi um amigo meu com uma rajada rápida de dois disparos a partir de 45 metros e deixou uma linda marca. Nas primeiras medições acusou 362 fps. Bastante potente para uma arma tão pequena. 
Problemas que encontrei
O semi-automático pode ser um pouco problemático. Algumas vezes o semi vai bloquear quando tenta efectuar disparos duplos. Algumas vezes vai disparar 2 bb's em vez de uma. 
Prós
Pequena
Barata
Potente
Precisa
Diferente da maioria das armas no terreno
Coronha dobrável
Contras
Capacidade do carregador
Capacidade da bateria
A alavanca de armar não tão boa como poder ser
Problemas em semi-automático
É muito barulhenta 
Conclusão
Eu adoro a minha nova Sig-552. Definitivamente vale o dinheiro, recomendo a sua compra.

2 comentários:

suzy disse...

boas noites estou a pensar em comprar uma sig 552 mas gostaria de saber onde vc a comprou, tb sou do litoral alentejano na zona de vila nova de milfontes.. um abraço

José Cardoso disse...

Comprei-a no Caleiro, http://www.ocaleiro.pt/ , eles não costumam ter em stock, mas arranjam por encomenda.