sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Outros tipos de saídas

O programa de actividades de uma unidade escutista pode contar com outros tipos de saídas além dos acampamentos. Serão geralmente saídas de um dia ou de meio dia, que exigem menor preparação que um acampamento mas que podem, mesmo assim, ser fonte de descobertas importantes para as crianças/jovens.
Excursões ou dias campestres
As saídas de um dia a ambientes de natureza têm o mérito de causar uma certa mudança às crianças/jovens permitindo-lhes um grande número de actividades: passeio de bicicleta ou a pé, piquenique, equitação, escalada, patinagem, ski de fundo… Mesmo que a saída só dure um dia, é importante que haja uma certa variedade. Prevê-se geralmente uma refeição e pausas e, devendo-se ter o cuidado de equilibrar as actividades.

 
Visitas
Uma outra saída pode ser a descoberta de um bairro, a visita a uma fábrica, a um estúdio de televisão, a um museu, a uma barragem hidroeléctrica, a um jardim zoológico, a um jardim botânico… Estas saídas podem constituir um elemento de preparação de uma actividade de maior envergadura, tendo como finalidade, por exemplo, documentar-se com vista a um acampamento (visita-se uma reserva com vista a um acampamento sobre esse tema).
Algumas visitas implicam custos, os quais terão que ser previstos no orçamento. É possível que a unidade tenha que realizar uma actividade de financiamento para cobrir estes gastos. Assegurar-se que as crianças/jovens têm mesmo que fazer esta saída e que têm consciência que terão que trabalhar para a poder efectuar.
Por fim, que nos lembremos que as actividades em público permitem às pessoas ver o que somos e o que as crianças e jovens fazem. É pois a imagem do Movimento escutista que pode ser potenciada, reforçando internamente o que fazemos.

 
Inter-unidades
É sempre enriquecedor para as crianças/jovens de uma unidade contactarem com escuteiros de outro Agrupamento ou de outra unidade. Esta actividade pode concretizar-se de diversas formas:

  • visitar uma outra unidade no momento de uma reunião semanal;
  • um dia no campo em conjunto;
  • um torneio desportivo (futebol, voleibol…);
  • um rally;
  • um concurso de improvisação entre várias unidades;
  • apadrinhamento de um agrupamento em formação.
Quando nos encontramos com uma outra unidade escutista, devemos mostrar cortesia e respeito. Cada unidade não tem nada a provar à outra. O que se deve procurar antes de tudo, é confraternizar. 
Outros tipos
Para terminar, mencionemos outros tipos de saídas, simplesmente a título sugestivo:

  • participação em Jamboree no ar/Jamboree na Internet;
  • participação num acampamento regional ou num jamboree regional ou nacional;
  • participação em eventos públicos (festivais, festas de bairro ou da cidade, festa nacional, concursos de esculturas no gelo, concurso de construções na areia, concurso de decoração de abóboras, corridas de bicicleta…);
  • participação em actividades do agrupamento.
 

Sem comentários: