sexta-feira, 10 de abril de 2009

As Aves XVII

Pardal Passer domesticus 14,5 cm
Ave bem conhecida, pela sua vulgaridade e abundância. Permanece todo o ano na proximidade das quintas e nas cidades. Constrói o ninho nos edifícios. Costuma formar grandes bandos nos locais onde dorme e nas zonas onde se alimenta. Emite uma série de chiados ('tchirp-tchirp', 'tschrec', etc.)
Papa-figos Oriolus oriolus 24 cm
Vive nos bosques e possui um comportamento discreto. O macho emite um assobio forte e melodioso, quase humano - 'huiah-huioh'. Cria na Europa, onde permanece apenas durante a estação quente. Passa o Inverno no continente africano.
Serino Serinus serinus 11,5 cm

É um parente próximo do canário doméstico. Emite um gorjeio agradável em voo e também um 'chit-chit-chit' ou um 'tuit' melodiosos, pousado no cimo das árvores. Os adultos têm uma mancha amarela na base da cauda, visível quando voam.
Tentilhão Fringilla coelebs 15 cm

É comum em zonas arborizadas. No Inverno reúne-se em bandos, surgindo então em habitats mais descobertos. O macho possui uma plumagem nupcial vistosa, mas a fêmea é acastanhada. Tem um canto melodioso e emite com frequência um 'pink-pink' forte e seco, muito característico.

Sem comentários: