terça-feira, 21 de abril de 2009

As Aves XVIII

Estrelinha-real Regulus ignicapillus 9 cm
Surge principalmente nas matas, onde constrói o ninho suspenso nas árvores ou tecido no meio dos arbustos. É a mais pequena das aves que nidificam em Portugal. O peso do corpo é reduzidissimo, fazendo com que a ave tenha de se alimentar continuamente. 
Trepadeira-comum Cethia brachydactyla 12,5 cm
Sobe com grande agilidade pelo tronco das árvores, apoiando o peso do corpo na cauda. Come pequenos insectos, que recolhe entre as asperezas da casca servindo-se do bico longo e pontiagudo. O canto consiste numa sucessão de sons agudos e muito penetrantes, 'ti-ti-ti-titidui'. Emite também um 'tsiii' estridente. 
Chapim-real Parus major 14 cm
Muito ágil, move-se com facilidade por entre a ramada; também consegue trepar pelos troncos com grande desenvoltura. Emite uma grande variedade de sons, alguns bastante fortes e estridentes ('pink' e 'zi-zu-zi-zu' por exemplo). 
Chapim-azul Parus caeruleus 11,5 cm
Muito acrobático, pendura-se de patas para cima nas ramadas enquanto come bagas e sementes. Comum nos olivais e montados. Durante o Inverno costuma surgir também nos caniçais. Possui vários chamamentos, entre eles um 'tsi-tsi-tsi-trit' bastante nervoso.

Sem comentários: