terça-feira, 30 de junho de 2009

As Aves XIX

Rabirruivo-preto Phoenicurus ochuros 14cm
Encontra-se com facilidade nas casas das aldeias e nas cidades; também é comum em zonas rochosas do litoral. O macho adulto é negro; a fêmea e os juvenis são acastanhados. A cauda é alaranjada, em todas as idades. O canto faz lembrar o ranger de uma roda metálica mal oleada.
 
Pisco Erithacus rubecula 14cm
Distingue-se com facilidade pela cor avermelhada do peito. Emite com frequência um 'tic-tic' muito característico e tem um canto forte e melodioso. Cria em buracos dos muros, nas árvores, em barreiras e até mesmo dentro de latas velhas. Defende ciosamente o seu território, mesmo durante o Inverno.
 
Cartaxo Saxicola torquata 12,5cm
Frequenta terrenos abertos e costuma pousar bem á vista, no cimo dos arbustos, nos postos das vedações e nos fios telefónicos. Começa a criar muito cedo e constrói o ninho no chão. Tem um gorgeio melodioso; com frequência emite também um 'tsak, tsak' e um 'hui-tsak-tsak' ásperos.  
Chasco-branco Oenanthe hispanica 14,5-15cm
Encontra-se frequentemente em terrenos secos e descobertos, empoleirado em pedras e nos arbustos, ou perseguindo moscas no solo. Costuma criar em buracos, por entre as pedras. Passa o inverno em África.

Sem comentários: