sexta-feira, 28 de maio de 2010

Fazer fotos!

É nesta secção que nos vamos divertir. Nela entraremos em cheio a conhecer a fundo como manejar os elementos básicos de que falámos anteriormente (a câmara, o objectivo, a luz e o fotógrafo).

Com isto, o manual da nossa câmara e prática, chegaremos a fazer grandes fotos.

Sobre o manual da nossa câmara... esse livrinho que não sabes onde está neste momento e que provavelmente está numa caixa ou numa estante, eu recomendo que o leiam profundamente. Conhecendo a fundo as vossas ferramentas conseguireis fazer fotos melhores, fazê-lo com mais comodidade e não perder oportunidades únicas. Que nunca chegues a dizer aquilo: "Ah, mas a minha câmara faz isso?". 


MANEJO DA CÂMARA

Não vou entrar demasiado em detalhes porque todas estas recomendações podem ser encontradas no manual da tua câmara e, como confio em que o tenhas lido não quero aborrecer-te.

Começamos pelo principio, o mais importante do manejo de uma câmara reflex é usar a faixa, bem, quase... A primeira coisa que deves saber é pegar a câmara no peito.
 
Não seria a primeira vez que uma câmara voa até ao chão ou mais além. E quando estás mostrando as tuas fotos a outra pessoa, é melhor deixar que ela se chegue e inclusive que a maneje para andar para a frente e para trás. É muito mais seguros e evitará sustos. 

COMO AGARRO A MINHA CÂMARA?

O mais ergonómico e hábil é agarrar com a mão direita a câmara e com a esquerda por debaixo da objectiva. Deste modo manejarás a objectiva com a mão esquerda (para ajustar o zoom e a focagem se este está em modo manual) e com a direita manejarás todos os demais botões da câmara. Recomendo manejar o zoom por debaixo da objectiva para não estorvar o flash em caso de estar a utiliza-lo.
 
Se queres melhorar o teu manejo, recomendo-te que pratiques a maneja-la com os olhos fechados.

Aprender de memória onde estão os botões ajudar-te-á muito a agilizar a captura de fotos e a aborrecer menos os teus modelos e companheiros de viagem. Assim não perderás fotos espontâneas e serás capaz de manejar rapidamente e com segurança quando não tenhas luz (concertos, nocturnas, etc...)

Durante o momento do disparo deves manter a câmara firme para que esta se mova o menos possível. Aperta o botão de disparo suavemente para que a câmara não se mova.

Sem comentários: