sábado, 1 de maio de 2010

Perguntas sobre airsoft à Comissão Europeia

Grandes notícias da European Airsoft Association (EAA), parece que os seus contactos em Bruxelas apresentaram várias questões relativas airsoft na Comissão Europeia (CE). Isto é realmente histórico dado que o airsoft é pela primeira vez analisado pela CE, estamos realmente ansiosos para a sua resposta.
PERGUNTA ESCRITA E-2487/10
por Jeanine Hennis-Plasschaert (ALDE) à Comissão
Assunto: Airsoft

A actividade recreativa denominada Airsoft tem pelo menos um milhão de jogadores na Europa. Este jogo envolve o uso de uma réplica de Airsoft, que tem as características externas de uma arma de fogo, mas é totalmente inadequado para a conversão em uma arma real.
 
Os Estados-Membros da UE regulamentaram a utilização de uma réplica de Airsoft de uma variedade de maneiras. Diferentes requisitos do produto estão sendo impostos, embora os Estados-Membros estejam todos procurando atingir a mesma segurança e objectivos de segurança pública. A Directiva Brinquedos (2009/48/EC1) e a Directiva Armas (91/477/EEC2) podem ser citadas a este respeito. Um produtor de réplicas de Airsoft está claramente diante de um mercado interno fragmentado. Em Portugal, por exemplo, a coronha e a ponta da réplica devem ser coloridas de vermelho, enquanto não foram impostas restrições na Bélgica e na Holanda, as réplicas são totalmente proibidas.
 
Um facto é que o Airsoft está ganhando popularidade, mas os seus jogadores são confrontados na prática com o conjunto usual de problemas. Uma pergunta é se realmente existe qualquer justificação para isto, em 2010. Os jogadores afirmaram que estão dispostos a cumprir normas rigorosas, desde que estas regras sejam claras e as mesmas em todos os 27 Estados Membros da UE.
1. A Comissão concorda que deve ser possível praticar Airsoft livremente e sem restrições em todos os 27 Estados-Membros (e que o jogo deve, portanto, ser reconhecido em toda a UE)? Se não, porquê? Em caso afirmativo, que medidas tenciona tomar a Comissão para garantir que isso acontece?

2.
A Comissão concorda que os requisitos de produto para a réplica de Airsoft devem ser os mesmos para todos os 27 Estados Membros da UE? Se não, porquê? Em caso afirmativo, que medidas tenciona tomar a Comissão para garantir que isso acontece?

Sem comentários: