terça-feira, 8 de março de 2011

Anas platyrhynchos, Pato-real

Taxonomia
Aves, Anseriformes, Anatidae.

Tipo de ocorrência
Açores:  Residente  e  invernante.

Classificação
Açores:  INFORMAÇÃO  INSUFICIENTE  –  DD
Fundamentação: Não existe informação adequada para avaliar o risco de extinção. Com efeito não são conhecidos parâmetros básicos referentes a esta espécie, como o tamanho da população e tendências de declínio.

Distribuição
Espécie com uma distribuição muito alargada, ocorrendo na Europa desde a Escandinávia até França e a oriente até à Ucrânia. Na Ásia a espécie distribui-se abundantemente pelo Sudoeste Asiático, Ásia Central e Sul da Sibéria até ao Pacífico, a oriente, e até ao Mar Arábico, a sul. Ocorre ainda no Norte de África, na América do Norte e na Groenlândia. A  espécie  foi  introduzida  na  Bermuda,  na  Austrália  e  na  Nova  Zelândia  (Cramp  & Simmons 1977).

Nos Açores a espécie ocorre como nidificante, nomeadamente na ilha das Flores, e como invernante (Bannerman & Bannerman 1966).
 
População
Nos Açores, a espécie nunca foi alvo de estudos ou censos dirigidos e nesse sentido não existem dados sobre a sua abundância a nível regional.

Em  termos  de  estatuto  de  ameaça  a  nível  da  Europa,  a  espécie  é  considerada  Não Ameaçada, embora apresente declínios populacionais pontuais dentro da sua área de distribuição europeia (BirdLife International 2004). Em Espanha, está classificada como Pouco Preocupante (LC) (Madroño et al. 2004).

Habitat
Ocorre em zonas húmidas.

Factores de Ameaça
A destruição de zonas húmidas e a caça excessiva constituem as principais ameaças para esta população.

Medidas de Conservação
Esta espécie cinegética encontra-se protegida por legislação nacional e internacional no âmbito das normas gerais de protecção das aves e dos seus habitats, não tendo sido alvo de acções específicas de conservação.

As prioridades de conservação incluem a clarificação do estatuto fenológico da população de pato-real que ocorre nos Açores, assim como a obtenção de dados sobre a sua distribuição e abundância a nível regional.

Notas
Em Portugal Continental é uma espécie com populações numerosas e de distribuição alargada, em situação Pouco Preocupante (LC). 
in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: