quinta-feira, 10 de março de 2011

Contextualizar

Os elementos da composição podem ajudar-nos a contextualizar uma fotografia e situá-la dentro de um ambiente. Em algumas ocasiões interessar-nos-á transmitir esse contexto na fotografa, ajudando-nos a comunicar exactamente o que queremos transmitir. Pelo contrário, outras vezes nos interessará retirar um sujeito do seu ambiente, deixando lugar à imaginação de quem vê uma foto.

Apresentamos vários exemplos de contextualização de situações. 

Estando no mercado de uma cidade vimos estas maçãs tão chamativas e decidimos fotografá-las. Se não tivéssemos incluído a placa teriam sido um monte de maçãs. Sem dúvida, o facto de que apareça a placa diz muito mais. Para começar situa-me num mercado, já que ao haver placa é porque se vendem. Logo situa-me mais concretamente num mercado europeu, já que o preço está em euros. Além disso podemos ver que é fora de Espanha, porque não põe “maçãs” em nenhum lado, mas sim “Gala Royal” (em cima nos diz o tipo de maçã) e além disso põe algo como “sudtirol”, o qual, com um pouco de imaginação pode situar-nos no Tirol. Definitivamente esta placa deu-nos muita informação, não? 
Este exemplo era bastante fácil porque a placa dá muita informação. Vamos tentar ser um pouco mais subtis. 

Neste exemplo vemos 3 fotos, que na realidade são a mesma foto, mas com abordagens diferentes. Na primeira simplesmente transmite que há uma rapariga lendo algo. A segunda nos dá mais informação, porque nos diz que está dentro de uma janela e que nós estamos fora. Situa a rapariga dentro de uma casa. Sem dúvida a terceira nos dá mais informação ainda. Vêem-se  cadeiras de um bar e uma carta. Se vê a rua. A terceira nos diz que está lendo algo, atrás de uma janela e que está num bar. Isto pode reforçar a ideia de intimismo que a rapariga tem nesse momento. Assim podemos juntar alguns elementos que nos ajudem a contextualizar muito melhor uma foto.
Há mais elementos que podem ajudar-nos a contextualizar, como as placas das ruas, carros onde aparecem as suas matrículas, etc. Igualmente, os símbolos icónicos podem ajudar-nos a situar-nos. Cremos que ninguém tem nenhuma duvida de onde foi tirada a foto seguinte.
De igual modo que podemos querer situar-nos num contexto, podemos querer sair dele. Neste caso ensinamos-vos onde estava numa festa de Nochevieja, e como utilizamos a luz de um canto e fechámos o enquadramento para centrar-nos unicamente na bengala.
Juntar um marco improvisado à vossa foto pode ajudar-vos também a situar-vos. Nesta foto utilizámos o parapeito do terraço para contextualizar a situação. Lá fora neva, vê-se que estamos dentro de casa, no calor. Isso faz que a foto transmita mais frio do que se simplesmente tivéssemos enquadrado o nevão lá fora.
 

Sem comentários: