terça-feira, 5 de abril de 2011

Os transportes públicos

Os Dias Sem Carro surgem todos os anos, com o objectivo de promover a utilização da bicicleta e dos transportes públicos.

A Ministra do Ambiente, em 2010, veio apelar à "maior consciência ambiental" dos cidadãos, considerando que “o país tem boas redes de transportes públicos" e, nesse contexto, defendendo que “há absoluta necessidade da coordenação e integração de políticas, sob o chapéu do combate às alterações climáticas”.

Há muitos anos que o Ministério do Ambiente se propõe convencer os automobilistas a deixar o carro em casa e a usar os transportes públicos.

Eu resido a aproximadamente 6 kms da vila, numa deslocação, de ida e volta, despendo aproximadamente 1,00€ em combustível quando efectuo essa viagem no meu carro, obviamente com a vantagem de o poder efectuar a qualquer momento e entrar no mesmo à porta de casa...

Mas estou na Época Sem Carro, uma avaria grave do mesmo assim o impõe! 

Hoje necessitando de me deslocar à vila, segui as recomendações do Ministério do Ambiente, caminhei 1.200 metros, esperei 20 minutos por um autocarro e paguei 1,60€ por um bilhete até à vila!
  
Sim 1,60€... Ou seja uma viagem de ida e volta de autocarro custa-me mais do que três viagens de ida e volta no meu carro!

É assim que pretendem convencer-me a deixar o carro em casa e usar os transportes públicos? Se eu que no meu dia a dia, faço tudo o que está ao meu alcance para preservar o ambiente, obviamente não posso dar-me ao luxo de em plena época de crise despender o triplo da verba nas minhas deslocações, como pretende o Ministério do Ambiente convencer os cidadãos para quem as preocupações ambientais não tem qualquer significado?

Sem comentários: