sábado, 25 de junho de 2011

Grampo, Moleiro (Açores), Grampus griseus

Taxonomia
Mammalia,  Cetacea,  Odontoceti,  Delphinidae.

Tipo de ocorrência
Continente:  Residente.
Açores:  Residente.
Madeira:  Desconhece-se  se  é  migrador  ou  visitante.

Classificação
Continente:  INFORMAÇÃO  INSUFICIENTE  -  DD
Açores:  INFORMAÇÃO  INSUFICIENTE  -  DD
Madeira:  INFORMAÇÃO  INSUFICIENTE  -  DD
Fundamentação: Não existe informação adequada para avaliar o risco de extinção nomeadamente  quanto  ao  tamanho  da  população  e  tendências  de  declínio.

Distribuição

O grampo tem uma vasta área de distribuição, abrangendo as águas quentes e temperadas de todos os oceanos. No Atlântico Norte, distribui-se entre a Terra Nova e a Suécia, a norte, e o Mediterrâneo e as Ilhas Antilhas, a sul (Leatherwood & Reeves 1983). É uma espécie cosmopolita, associada a águas profundas, estando ausente em águas polares.

No Continente, ocorre ao longo de toda a plataforma continental podendo, ocasionalmente, ser avistado em zonas costeiras de menor profundidade.

Pode  utilizar  toda  a  área  das  Zonas  Económicas  Exclusivas  dos  Açores  e  da Madeira,  especialmente  junto  às  ilhas  e  bancos  submarinos  que,  normalmente, constituem zonas de maior produtividade relativa.

População
Apesar de não haver informação disponível que permita estimar a dimensão e a tendência populacional,  não  há  evidências  que  sustentem  a  possibilidade  de existência  de  várias  subpopulações.

Habitat
O grampo é uma espécie pelágica que ocorre em zonas de mar aberto. Na maior parte  da  sua  área  de  distribuição,  as  observações  efectuadas  próximo  da  orla costeira  são  justificadas  pela  reduzida  largura  local  da  plataforma  continental (Martin 1990).

Factores de Ameaça
Os principais factores de ameaça são a captura acidental em artes de pesca e a poluição por organoclorados e metais pesados. Nos Açores e na Madeira, as actividades de observação de cetáceos são consideradas um factor de perturbação para  a  espécie.

Medidas de Conservação

No  Continente,  está  em  vigor    legislação  específica  nacional  de  protecção  de mamíferos  marinhos,  bem  como  transposição  e  regulamentação  de  legislação internacional.  O  "Guia  de  Identificação  de  Cetáceos"  (Sequeira  &  Farinha  1998) foi produzido como material de divulgação.

Nos Açores, para além da legislação internacional em vigor, foi criada regulamentação para a actividade recreativa e comercial de observação de cetáceos. Estão a ser realizadas campanhas de educação e sensibilização ambiental, no âmbito de projectos de investigação diversos.

Na  Madeira,  para  além  da  legislação  internacional  em  vigor,  foi  implementada legislação regional de protecção. O Museu da Baleia dinamiza a investigação, a divulgação e a sensibilização para a conservação dos cetáceos neste Arquipélago.

No  âmbito  do  "Projecto  para  a  Conservação  dos  Cetáceos  no  Arquipélago  da Madeira", promove-se a avaliação dos efectivos populacionais, estudos de biologia e ecologia, bem como a avaliação das principais ameaças no sentido de apresentar às  entidades  competentes  propostas  de  novas  medidas  de  conservação  e campanhas  de  educação  e  sensibilização  ambiental.  Uma  das  medidas  de conservação  actualmente  em  processo  de  implementação  é  o  regulamento  de adesão voluntária para as embarcações comerciais de observação de cetáceos no  sentido  de  minimizar  o  impacto  desta  actividade  na  Região  Autónoma  da Madeira. Igualmente no âmbito daquele projecto, está a ser preparado um plano de monitorização das populações de cetáceos a longo prazo.

Outra bibliografia consultada
Sarmento (1948); Perrin & Reilly (1984); Kruse et al. (1999); Freitas et al. (2002).

in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: