quinta-feira, 2 de junho de 2011

Os filtros

Em fotografia os filtros são cristais que se antepõe à objectiva para controlar e/ou modificar a luz incidente de uma maneira concreta. Não vamos analisar todos os filtros que existem no mercado. A nossa intenção é dar a conhecer as funções que se podem encontrar. 
Ainda que muitos dos efeitos conseguidos com os filtros sejam emuláveis com retoque digital há muitos outros que não o são como vamos a ver.

Há dois tipos de filtros em fotografia, os enroscáveis e os quadrados. Como o seu nome indica, os enroscáveis  enroscam-se na parte exterior da objectiva. Nos quadrados conta-se com um suporte que se enrosca também no extremo exterior ao qual se acoplam os filtros quadrados.

Ainda que haja muitas marcas de filtros, nol caso dos filtros quadrados a marca mais famosa é a Cokin, que leva várias décadas fabricando-os. Conta com diferentes gamas de produtos para uso aficionado e profissional. O sistema Cokin é formado por um suporte de filtros no qual podem inclusive acoplar-se vários filtros para uma mesma foto, um anel para enroscar o suporte à objectiva (existem de diferentes diâmetros dependendo da objectiva), e finalmente o ou os filtros.

Sem comentários: