quinta-feira, 9 de junho de 2011

Os filtros II

UV ou skylight
Este tipo de filtros não afectam a qualidade das fotos nem supõe uma perca de luz. As mudanças que produzem sobre a imagem são muito leves e praticamente imperceptíveis. Teoricamente filtram os raios ultra violeta, melhorando a luminosidade e reduzindo a bruma ainda que a sua principal função é a de proteger a objectiva do pó, sujidade e riscos. Torna a limpeza mais fácil, já que se podem desenroscar e lavar com água e sabão neutro, sem afectar as lentes originais da objectiva. Este filtro é básico e muito recomendável que cada vez que compre uma objectiva a acompanhe de um filtro UV fixo. Em caso de golpe pode chegar a salvar a vida da sua objectiva.

Polarizador
O filtro polarizador reduz reflexos indesejados de superfícies como água e janelas. Também proporciona à cor mais profundidade e intensidade, escurecendo o azul do céu e incrementando em geral a saturação da cor em toda a cena. O polarizador consta de duas partes, uma anilha fixa que se enrosca na objectiva e um cristal externo que se pode girar para ajustar a direcção dos raios de luz que tem de ser eliminados. Segundo se gira o cristal externo os reflexos vão reduzindo-se.
Existem dois tipos de filtros polarizadores: lineares e circulares. Os lineares ficaram obsoletos devido a que com estes a focagem automática (autofocus) das câmaras não funcionava. Por isso surgirão os polarizadores circulares que permitem a focagem automática das câmaras modernas. Ainda que hoje em dia já são todos circulares nunca está demais comprová-lo ao comprá-los.
 
Na imagem seguinte vemos como com o filtro polarizador se reduziu dramaticamente o reflexo da água e tanto a água como o céu tomaram uma tonalidade muito mais azulada.
Diríamos que o polarizador é junto com o UV o segundo filtro mais básico, ainda que não devemos deixá-lo colocado constantemente, como o primeiro.

Sem comentários: