terça-feira, 20 de setembro de 2011

Hides, bolsas para a chuva e carcaças subaquáticas

Estes 3 elementos são quase imprescindíveis para certos tipos de fotografia de natureza.
 
O hide
 
O hide é um acessório que se utiliza para a fotografia de natureza.
 
Um hide, do inglês esconder, é um artefacto com o qual se pode mimetizar com o ambiente sem ser descoberto pelos animais. Não é mais do que uma espécie de tenda de campanha preparada para a fotografia, com buracos para usar a câmara.
Com ele poderá aproximar-se muito mais dos animais. Tendo em conta que nele possível que passe muitas horas se chegar a utilizar um, é recomendável que não seja um forno e que possa respirar. É tão importante que se mimetize bem com a natureza como que seja suficientemente cómodo como para estar alguma que outra hora nele, poder mover-se e manejar o equipamento fotográfico com relativa facilidade.
 
Bolsas de chuva
 
Este é um acessório com nome auto explicativo. As bolsas de chuva evitam que se molhe a câmara e a objectiva em caso de chuva.
 
Ainda que possam aguentar umas gotas, as câmaras e as objectivas não estão preparadas para a chuva. O material profissional é mais resistente, já que costuma levar as juntas seladas no interior. Ainda assim é recomendável utilizá-las não somente em lugares onde chova, mas também naqueles onde a câmara possa ver-se afectada pela humidade ou pelo salitre. Não são submergíveis.
 
Geralmente as marcas de câmaras não fabricam este tipo de acessórios e tem que procurar noutras marcas.
 
Carcaças subaquáticas
 
É um acessório bastante pouco comum, mas imprescindível para a fotografia submarina ou para desportos aquáticos como o surf. Neste caso algumas marcas fabricam carcaças para os seus modelos, ainda que seja pouco comum, costuma ser mais para câmaras compactas e uma vez mais tem de se procurar em marcas especializadas.
 
Existem dois tipos de carcaças subaquáticas, as rígidas e as que não o são. A rígida é a opção cara e geralmente é uma carcaça específica por modelo de câmara, já que o seu desenho depende directamente do desenho da câmara a utilizar. Geralmente são muito mais seguras e estanques que as que não são rígidas e costumam oferecer melhor qualidade de imagem.
 
Também existe uma opção mais barata, que são uma espécie de bolsas estanques, não rígidas. Podem servir para experimentar, mas parecem-me uma opção pouco recomendável se vai realizar fotografia submarina de forma habitual.

Sem comentários: