sábado, 22 de outubro de 2011

Flash externo

Solte o flash e use a luz de forma criativa.

Remover o flash externo da câmara dá-lhe a flexibilidade de o poder disparar à distância, elevando o seu repertório criativo de técnicas de flash. Tal como muitas das técnicas de flash abordadas neste artigo, esta não é tão complicada como poderá soar de inicio - a perseverança é uma boa aliada na obtenção de bons resultados!

Há várias formas de activar um flash - algumas reflex digitais recentes disparam o flash remotamente sem recorrer a um cabo, graças a funções semelhantes aos de um transmissor sem fios. Se não dispõe desta funcionalidade, um cabo executará essa tarefa sem problemas, e não é muito caro. Nós utilizamos um cabo SG-17 com uma Nikon, o que nos permitiu posicionar o flash com o braço. Com um cabo, pode manter a conectividade total com a câmara, o que significa que o flash não deixará de funcionar no modo de medição TTL (Through The Lens).

Distanciamento
Posicionar o flash longe da câmara permite-lhe criar luz lateral mais direccionada, o que concede intensidade e a impressão de se ter utilizado uma sistema de iluminação de estúdio caro. Para esta fotografia, recorremos ao modo Manual tanto da câmara como do flash - os modos automáticos são bons, mas não dão controlo total sobre o efeito de luz.

Para a imagem que vê em baixo, à direita, o nosso objectivo era obter um plano de fundo escuro e melancólico, pelo que seleccionámos o modo Manual e uma velocidade de obturação rápida, o que subexpôs ligeiramente o plano de fundo; definimos depois a potência do flash para metade. A combinação da grande-angular, do ângulo de visão baixo, da iluminação lateral e do plano de fundo escuro acabou por resultar num retrato chamativo e com um aspecto profissional.
in O Mundo da Fotografia Digital - Junho 2010

Sem comentários: