sábado, 29 de outubro de 2011

Seja criativo com o flash

Aprenda a dar profundidade e estilo as suas fotos utilizando vários flashes.

Quando dominar todas as técnicas que abordamos até aqui, eleve a fasquia: recorra a mais um flash externo para tentar a derradeira técnica de flash externo. Nós utilizámos dois flashes, mas pode usar quantos quiser.

Um dos nossos flashes externos foi ligado à câmara através de um cabo e foi colocado Ionge da câmara, para iluminar a modelo lateralmente, como viu na página anterior. No entanto, adicionámos um segundo flash externo para criar retroiluminação.
 
Como pode ver nas fotos "antes e depois", a luz extra ajuda a separar a modelo do plano de fundo, criando uma sensação de profundidade.

Ligámos o segundo flash em modo de disparo remoto, tornando-o secundário em relação ao flash principal, que era accionado pela câmara através do disparo. O segundo flash é, portanto, accionado pelo principal, para que o disparo de ambos ocorra em simultâneo.

Novamente, embora os modos automáticos sejam bons, preferimos utilizar o modo Manual. O ideal é começar por optimizar a posição e a potência de um dos flashes e, depois, adicionar mais unidades conforme progride.

A menos que tenha muitos ajudantes, vai precisar de um suporte para o segundo flash externo. Alguns flashes incluem um adaptador de sapata que pode ser fixado à cabeça do tripé, pelo que, se fotografar com a câmara na mão, pode usar o tripé como suporte para o flash.
in O Mundo da Fotografia Digital - Junho 2010


Sem comentários: