quinta-feira, 8 de maio de 2014

EXT3


O EXT3 é uma evolução do sistema actual, que apesar de não representar um avanço tão grande quanto foi o EXT2 sobre o EXT, traz alguns recursos importantes.

O mais importante é uma melhoria no sistema de tolerância a falhas. No EXT3 o sistema mantém um “diário” de todas as operações realizadas. Quando houver qualquer falha, um reset ou bloqueamento enquanto o sistema está montado, o sistema consulta as últimas entradas do diário, para ver exactamente em qual ponto houve a falha e corrigir o problema automaticamente, em poucos segundos.

No EXT2, sempre que há uma falha, o sistema executao e2fsck, um primo do scandisk, que verifica inode por inode do sistema de arquivos, em busca de erros. Este teste demora vários minutos, além de nem sempre conseguir evitar a perda de alguns arquivos.


Existe a opção de configurar as entradas no diário para aumentar a velocidade de acesso, mas em troca sacrificando um pouco da confiabilidade em caso de falhas, ou aumentar a tolerância a falhas, em troca de uma pequena perda de desempenho.

A Red Hat anunciou que a próxima versão da sua distribuição usará o EXT3 como sistema de arquivos default. Será possível converter a partição para EXT3, sem perda de dados, durante a instalação, ou através de um utilitário do sistema.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto


Sem comentários: